Práticas de educação em saúde utilizadas por enfermeiros no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) : uma revisão integrativa
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2015Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa (RI) baseada em Cooper (1984). Objetivou-se caracterizar as práticas de educação em saúde utilizadas por enfermeiros no enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Para a busca foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Após o cruzamento dos descritores foram encontrados 324 artigos disponíveis ...
Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa (RI) baseada em Cooper (1984). Objetivou-se caracterizar as práticas de educação em saúde utilizadas por enfermeiros no enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Para a busca foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Após o cruzamento dos descritores foram encontrados 324 artigos disponíveis, dos quais, após a leitura dos resumos, 293 foram excluídos por não responderem à questão norteadora ou por estarem repetidos; 28 foram os selecionados para a leitura na íntegra. Após a leitura e avaliação foram excluídos ainda 22 artigos por não responderem ao objetivo do estudo, restando, desta forma, seis artigos para análise. A análise evidenciou que 83,3% dos estudos utilizou a técnica de grupos como abordagem para desenvolver práticas de educação em saúde com portadores de DCNT. As principais estratégias adotadas nas atividades grupais foram jogos sobre temas envolvendo as DCNT, a troca de experiências e o feedback como maneiras de promover a educação em saúde. A abordagem individual foi utilizada por 16,6% dos estudos, por meio da aplicação de manuais e o contato por telefone como forma de favorecer o autocuidado. Conclui-se que a adoção de práticas em educação em saúde utilizadas por enfermeiros e direcionadas para os pacientes portadores de DCNT são relevantes e que tais ações promovem o entendimento do paciente sobre suas patologias e favorecem a adesão aos tratamentos e o aumento da qualidade de vida. Para que mais pacientes possam se promover dessas ações sugere-se que novos estudos sejam realizados para aumentar a produção sobre esta temática, a qual se mostrou bastante escassa no presente estudo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
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