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dc.contributor.advisorMoretto, Virgínia Leismannpt_BR
dc.contributor.authorBorges, Viviane Pazpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-12T02:06:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135527pt_BR
dc.description.abstractA educação em saúde visa proporcionar ao indivíduo, maior autonomia e participação na assistência que lhe é oferecida, capacitando-o e incentivando-o para o auto-cuidado, em prol de uma saúde coletiva de qualidade e construtivista. Este estudo tem como objetivo identificar na literatura qual a produção de estudos sobre promoção e educação da saúde durante a atenção pré-natal. Trata-se de uma revisão integrativa (RI) de pesquisa. A amostra foi constituída por 37 artigos, extraídos no sítio da BIREME e indexados nas bases de dados LILACS, LILACS Express, BDEnf, MEDLINE, IBECS e INDEX Psicologia, no período de 2010 a 2015. No cruzamento dos descritores se obteve 202 resumos publicados entre os anos de 2010 e 2015. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 37 artigos dentro do que se refere ao que existe disponível na literatura sobre educação e promoção da saúde no pré-natal. Com isso, foi possível realizar a síntese e comparação das publicações onde os autores definiram diferentes objetivos a serem alcançados dentro da temática educação e promoção da saúde no pré-natal. Dos 37 artigos analisados, oito tinham como objetivo principal à amamentação, sete abordavam o conhecimento deficiente das gestantes e puérperas e a assistência inadequada prestada pelos profissionais de saúde, cinco mostravam as diferentes dinâmicas adotadas como estratégia para a construção do conhecimento, quatro trabalhavam a questão de preparação para o parto, três discutiam a importância do vínculo e os problemas gerados pela falta dele, dois enfatizavam a questão nutricional, outros dois contemplavam a saúde bucal como grande importância a ser considerada no pré-natal. DST, sexualidade, métodos contraceptivos, higiene perineal, gestação de alto risco e participação da família em todo o processo que compreende o ciclo gravídico, totalizou apenas um artigo para cada um destes temas mencionados. Por meio da análise, foi possível avaliar que a maior parte dos estudos encontrados nesta RI abordam muito mais problemas relacionados a falta ou inadequação da promoção e educação em saúde no pré-natal do que a resultados satisfatórios.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAssistência à saúdept_BR
dc.subjectCuidado pré-natalpt_BR
dc.titleEducação e promoção da saúde no pré-natalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987931pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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