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dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorKunzler, Lizandra Stechman Quintanapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-12T02:06:53Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135524pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa se propõe a investigar o modo como mulheres acima de 20 anos e de diferentes faixas etárias constroem singularização por meio de consumo de moda. A base teórica foi constituída a partir de autores pós-­‐estruturalistas como Bauman, o qual indica o conceito de individualização. Também compõem a base teórica -­‐ Lipovetsky, Guattari e Rolnik, Maffesoli, Canclini, Svendsen, Miranda e outros que operam com os conceitos de moda e consumo. A perspectiva metodológica adotada foi de entrevistas em profundidade através de roteiro semiestruturado, com seis mulheres com laços de parentesco (três pares de mães e filhas), afim de entender os processos de consumo, apropriações de vestuário e uso de acessórios de moda, bem como a interferência na construção de processos de singularização. Os resultados da pesquisa apontaram para a existência desses processos em todas as mulheres entrevistadas e também para interferências geradas pelos laços de parentesco em cada par. A singularização se dá na composição entre consumo e conservação superdimencionando as possibilidades de uso numa mistura de expressão coletiva com assinatura própria. É um processo que remete à autonomia e que é constituído de avanços e retrocessos, está atrelado à mudanças que estão associadas não só ao amadurecimento, mas especialmente, diferentes formas de interpretação dos fatos nas quais se originam também o comportamento por meio do consumo de moda e suas derivações.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate how women of different age groups and over 20 years build singularization through fashion consumption. The theoretical basis for the singularization concept was established upon post-­‐structuralist authors like Bauman, while the fashion and consumption concepts came from Lipovetsky, Guattari and Rolnik, Maffesoli, Canclini, Svendsen, Miranda and others authors. The methodological approach adopted in this research was in-­‐depth semi-­‐structured interviews, with six women with family ties (three pairs of mothers and daugthers), in order to understand the consumption processes, clothing appropriation and the use of fashion accessories, as well as the interference in the construction of singularization processes. The survey results point to the existence of these processes in all interviewed women and also to interference generated by parentage in each pair. The singularity occurs in the composition of consumption and conservation overestimating the possibilities of using a mix of collective expression with its own signature. It is a process that leads to autonomy and which consists of advances and setbacks, it's linked to changes that are associated with not only to the mature process, but specially to different interpretations of the events in which had also origin the behavior through fashion consumption and its derivations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSingularizationen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectFashionen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.titleA singularização por meio do consumo de moda : um estudo intergeracional de mulheres com laço de parentescopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000989276pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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