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dc.contributor.advisorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Caroline de Andradept_BR
dc.date.accessioned2016-04-12T02:06:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135505pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar na literatura as ações de educação em saúde promovidas nos serviços de saúde na atenção à saúde dos adolescentes. O estudo foi realizado por meio do método de revisão integrativa baseado em Cooper (1989), no qual foi realizada busca nas bases de dados LILACS, PubMed e CINAHL, sendo feitas associações entre os descritores para uma busca mais abrangente. Encontrou-se nas bases de dados 1333 artigos, que após os critérios de inclusão, 10 deles foram selecionados para a análise. No que se refere às ações de educação em saúde evidenciou-se na síntese e comparação dos resultados: grupos, oficinas, uso da psicologia motivacional, e treinamento de líderes de pares. Ficou evidenciado que os adolescentes ficam desmotivados com o passar do tempo. Sete estudos foram realizados em serviços de atenção primária à saúde. Com este estudo pode-se perceber que nos serviços de saúde os adolescentes ainda permanecem invisíveis, e quando alvos de atenção, em geral as ações de educação em saúde não partem das suas necessidades ou suas famílias, mas dos serviços e profissionais de saúde, assim como dos professores. É necessário estimular a mudança, de forma que os profissionais de saúde reconheçam o seu compromisso e responsabilidade em investir na criação de possibilidades de educação em saúde que aproxime o adolescente dos serviços de saúde e oportunizem que este se mostre com suas fragilidades e potencialidades, para que a educação em saúde os torne instrumentalizados para viver esta etapa com dignidade e cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify the literature on health education actions promoted in health services in the health care of adolescents. The study was conducted through integrative review method based on Cooper (1989), in which the search was conducted in the databases LILACS, PubMed and CINAHL, and made associations between descriptors for a broader search. It was found in the databases 1333 articles which, after the inclusion criteria, 10 of them were selected for analysis. With regard to health education activities was evidenced in the synthesis and comparison of results: groups, workshops, use of motivational psychology, and training peer leaders. The study revealed that teenagers are discouraged over time. Seven studies were performed in primary health care services. This study can be seen that in health services teens are still invisible, and when targets of attention in general health education actions do not run their needs or their families, but services and health professionals, as well and teachers. It is necessary to stimulate change so that health professionals recognize their commitment and responsibility to invest in the creation of health education possibilities that brings the adolescent health services and oportunizem that this proves with its weaknesses and strengths, to the health education to become instrumentalized to live this stage with dignity and citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSaúde do adolescentept_BR
dc.titleO adolescente, a educação em saúde e o serviço de saúde : um caminho possível?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKantorski, Karen Jeanne Cantarellipt_BR
dc.identifier.nrb000986985pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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