Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorRoza, Flahane Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135430pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia se dedica a analisar como as temáticas da sexualidade e pós-modernidade são abordadas e discutidas nas personagens dos filmes Shame (2011), de Steve McQueen, e Jovem e Bela (2013), de François Ozon. A partir de teorias trazidas por Zygmunt Bauman (2004, 2008) e Michael Foucault (1984, 1999), este trabalho busca discutir o sentido sociológico da sexualidade na pós-modernidade e o modo como ela é apresentada no cinema contemporâneo, a partir desses dois filmes. Para isso, o cinema contemporâneo é encarado como prática social (Grame Turner, 1997), e como pós-moderno (Robert Stam, 2011). Através de análise fílmica proposta por Jaques Aumont e Michael Marie (1993), os filmes são discutidos por meio das categorias de análise: A Descartabilidade das Relações; Sexo como Fuga e; O Jogo das Personagens. Essas categorias abarcam os principais questionamentos, visando entender a abordagem de sexualidade e pós-modernidade no cinema contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is dedicated to analyze how the themes of sexuality and post-modernity are approached and discussed in the characters of the movies Steve McQueen’s Shame (2011), and François Ozon’s Young and Beautiful (2013). From the theories brought by Zygmunt Bauman (2004, 2008) and Michael Foucault (1984, 1999), this paper seeks to discuss the sociological sense of the sexuality in the post-modernity, and the way it is presented in the contemporary cinema, from both movies. For that, the contemporary cinema is faced as a social practice (Graeme Turner, 1997), and as post-modern (Robert Stam, 2011). Through filmic analysis proposed by Jacques Aumont e Michael Marie (1993), the movies are discussed by the categories of analysis: The Disposability of Relations; Sex as an Escape and; The Characters’ Game. These categories include the main questions, towards an understanding about the approach of sexuality and post-modernity in the contemporary cinema.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema contemporâneopt_BR
dc.subjectPost-modernityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexualityen
dc.subjectContemporary cinemaen
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.titleA vergonha e a juventude: sexualidade e pós-modernidade no cinema contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem