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Imagens abismadas: “cultura” e agenciamentos estéticos nos cinemas indígenas
dc.contributor.advisor | Silva, Alexandre Rocha da | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Julia Alexandra Zortéa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-09T02:28:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/135421 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia se dedica a estudar, pela perspectiva dos agenciamentos, os processos de constituição estética da linguagem audiovisual dos filmes Xinã Bena – Novos Tempos (Vídeo nas Aldeias, 2006, 52min) e Ipuné Kopenoti Terenoe, Cerâmica Terena (ASCURI Brasil, 2010, 23min) – ambos foram produzidos em oficinas de formação em audiovisual e fazem parte de projetos que fomentam esta atividade junto a aldeias e Terras Indígenas no Brasil. Para tanto, problematizamos o cinema indígena através dos conceitos de “cultura”, micropolítica e partilha do sensível, para pensá-lo sob a ótica de um processo de constituição estética da linguagem audiovisual. Dividido em três partes, primeiramente o trabalho retoma as discussões sobre documentário, cinema e cinema indígena. Em seguida desenvolve o referencial teórico e, na terceira parte, analisa os filmes citados pela construção da noção de agenciamentos estéticos, pensando que “cultura” é colocada em circulação através dos agenciamentos estéticos da linguagem dos filmes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph is devoted to study, by the assemblage perspective, the aesthetics constitution processes of cinema`s language in Xinã Bena – Novos Tempos (Vídeo nas Aldeias, 2006, 52min) and Ipuné Kopenoti Terenoe, Cerâmica Terena (ASCURI Brasil, 2010, 23min) films – both of them were produced in audio-visual workshops that are promoted in Brasil`s indigenous terriories. To this end, we problem the indigenous cinema through the concepts of “culture”, micropolitcs, and distribution of the sensible, to think it as an aesthetics process of the language`s contitution. The following paper is divided into three parts, in the first one we restore the arguments about documentary, cinema and indigenous cinema. Over then, we build up the theories to, finally, analyze the mentioned films by the constructed notion of aesthetics assemblages, thinking about what “culture” rises in it`s language. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema indígena | pt_BR |
dc.subject | Indigenous cinemas | en |
dc.subject | Distribution of the sensible | en |
dc.subject | Micropolitcs | en |
dc.subject | “Culture” | en |
dc.subject | ASCURI Brasil | en |
dc.subject | Vídeo nas Aldeias | en |
dc.title | Imagens abismadas: “cultura” e agenciamentos estéticos nos cinemas indígenas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Mello, Jamer Guterres de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000987976 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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