Conhecer no representacionismo, no solipsismo e na teoria da autopoiese : o caminho do meio como possibilidade de produção de si e do mundo
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias de conhecimento na relação sujeitoobjeto através do contraste entre três a bordagens: o pensamento representacionista, a posição solipsista e a teoria da autopoiese. A fim de salientar tais contrastes, analisamos essas três diferentes abordagens a partir de uma sequência narrativa semelhante, balizada por quatro objetos de conhecimento: ciência, tecnologia, corpo e a própria ação do conhecimento. U tilizamos como recurso narrat ...
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias de conhecimento na relação sujeitoobjeto através do contraste entre três a bordagens: o pensamento representacionista, a posição solipsista e a teoria da autopoiese. A fim de salientar tais contrastes, analisamos essas três diferentes abordagens a partir de uma sequência narrativa semelhante, balizada por quatro objetos de conhecimento: ciência, tecnologia, corpo e a própria ação do conhecimento. U tilizamos como recurso narrativo o entrelaçamento entre as proposições explicativas dessas perspectivas e a descrição de uma jornada conceitual realizada por um personagem: o estudante de Psicologia. Essa jornada foi composta por uma atitude imersiva de nosso personagem em cada uma dessas abordagens, tanto quanto por uma escrita consoante com as mesmas. Tendo isso em vista, usamos a metáfora de mundos para realçar que, quando descrevemos uma abordagem, estamos discutindo algumas das consequências que seus respectivos pressupostos principais implicam. Após reflexões a partir da teoria da autopoiese, o bservamos o fenômeno do conhecer como possibilidade de fazer realidades. Por fim, propomos que é no conversar, o operar no fluir do emocionar e da linguagem, que podemos estabelecer uma constante produção e construção de mundos novos e diversos para nós. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License