A competência no cotidiano : um constructo buscando uma identidade
View/ Open
Date
1999Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho pretende dar uma contribuição conceitual ao constructo “competência no cotidiano”. Depois de uma discussão introdutória sobre as razões da crescente atenção da competência no cotidiano na Gerontologia, são esboçadas, numa primeira parte, seis tendências de pesquisa com relevância para a competência no cotidiano: 1 Pesquisa gerontológica cognitiva sobre situações no cotidiano; 2 Pesquisas sobre ADL/IADL (atividades de vida diária, instrumental de atividades de vida diária); 3 ...
O presente trabalho pretende dar uma contribuição conceitual ao constructo “competência no cotidiano”. Depois de uma discussão introdutória sobre as razões da crescente atenção da competência no cotidiano na Gerontologia, são esboçadas, numa primeira parte, seis tendências de pesquisa com relevância para a competência no cotidiano: 1 Pesquisa gerontológica cognitiva sobre situações no cotidiano; 2 Pesquisas sobre ADL/IADL (atividades de vida diária, instrumental de atividades de vida diária); 3 Pesquisa sobre lazer, 4 Pesquisa sobre coping; 5 Pesquisa sobre a organização temporal de atividades e 6 Pesquisa ecológico-gerontológica. Numa segunda parte, são apresentados e analisados dois modelos com forte influência na competência no cotidiano, o modelo de Margret Baltes e o modelo de Sherry Willis. Numa terceira parte é elaborada uma concepção integrada de competência no cotidiano, de modo que interrelaciona aspectos das seis tendências de pesquisa com elementos importantes dos dois modelos de competência no cotidiano. ...
Abstract
The goal of this paper is to contribute to conceptual issues associated with the construct of everyday competence. After the description of reasons for the increased attention which everyday competence has found within gerontology, the first section of this work serves to shed light on six research traditions with relevance for everyday competence: (1) Research on everyday cognitive processes, (2) ADL/IADL research, (3) leisure time research, (4) coping research, (5) time budget research, and ( ...
The goal of this paper is to contribute to conceptual issues associated with the construct of everyday competence. After the description of reasons for the increased attention which everyday competence has found within gerontology, the first section of this work serves to shed light on six research traditions with relevance for everyday competence: (1) Research on everyday cognitive processes, (2) ADL/IADL research, (3) leisure time research, (4) coping research, (5) time budget research, and (6) ecological gerontology research. In the second section, two influencial models of everyday competence, namely those of Margret Baltes and Sherry Willis, are discussed. Finally, an integrative conception of everyday competence, which is aimed to combine aspects of the six research traditions with elements of the two models of everyday competence, is suggested. ...
In
Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre, RS. Vol. 2 (1999), p. 103-120
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39552)Humanities (6795)
This item is licensed under a Creative Commons License