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dc.contributor.advisorBertotti, Valéria Raquelpt_BR
dc.contributor.authorLeite, Karine Martinspt_BR
dc.date.accessioned2016-04-07T02:26:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135025pt_BR
dc.description.abstractAborda a Educação Patrimonial e sua aplicação no contexto escolar com o objetivo de analisar se, e como, as escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre trabalham essa temática com seus alunos. Para fundamentação do trabalho é utilizado como referência o projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, para exemplificar uma ação desenvolvida para o público escolar em Porto Alegre. O presente trabalho foi elaborado mediante pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionário às escolas e realização de entrevista com a responsável pelo projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. São descritas outras abordagens de ações realizadas em outros Estados do Brasil. Por meio disso foi possível obter diferentes exemplos de como trabalhar com a Educação Patrimonial no contexto escolar com foco na documentação arquivística. Entretanto, constatou-se que o hábito de trabalhar a temática precisa ser adotado de maneira integral no contexto escolar. O tema requer aprofundamento e envolvimento das escolas para o desempenho de ações que aperfeiçoarão o contexto cultural de nossos alunos e irão desenvolver cidadãos mais conscientes da importância de conhecer o patrimônio e preservá-lo.pt_BR
dc.description.abstractIt addresses the Heritage Education and its application in the school context in order to examine whether, and how, the state high schools of Porto Alegre work this issue with their students. For work reasons is used as the reference Heritage Education project of the State Public Archives of Rio Grande do Sul, as exemplary of a Heritage Education program developed for the public school in Porto Alegre. This work has been prepared by research qualitative and quantitative nature through the application of questionnaires to schools and conducting an interview with the responsible for the Public Archives of the project the State of Rio Grande do Sul. Are described other approaches to actions taken in other states of Brazil. Thereby it was possible to get different examples of working with Heritage Education in the school context with a focus on archival documentation. However, it was found that the habit of working with Heritage Education must be adopted in a comprehensive manner in the school context. The theme requires further development and involvement of schools to carry out actions that will enhance the cultural context of our students and will develop more aware citizens of the importance of knowing the heritage and preserve it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHeritage educationen
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectArchiveen
dc.subjectHeritageen
dc.titleEducação patrimonial no contexto dos documentos arquivísticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987815pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationArquivologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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