Sistemática para aprimorar ambientes organizacionais direcionados a inovações
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Method to improve organizational environments driven to innovations
Assunto
Resumo
Diferenciar-se no competitivo mercado global exige que as empresas sejam cada vez mais inovadoras. Considerando que as inovações são desenvolvidas por pessoas interagindo em certo espaço, buscou-se por pesquisas sobre esses ambientes de inovação. Como os trabalhos detectados apenas diagnosticavam os ambientes e não faziam proposições de como aperfeiçoá-los, o presente estudo visa preencher essa lacuna, propondo uma sistemática para aprimorar os ambientes de inovação. Como forma de atingir esse ...
Diferenciar-se no competitivo mercado global exige que as empresas sejam cada vez mais inovadoras. Considerando que as inovações são desenvolvidas por pessoas interagindo em certo espaço, buscou-se por pesquisas sobre esses ambientes de inovação. Como os trabalhos detectados apenas diagnosticavam os ambientes e não faziam proposições de como aperfeiçoá-los, o presente estudo visa preencher essa lacuna, propondo uma sistemática para aprimorar os ambientes de inovação. Como forma de atingir esse objetivo, foram identificadas, por meio da busca teórica, nove dimensões que contemplam esses complexos ambientes. Para cada dimensão foi criada uma série de perguntas, culminando em um questionário com 40 indagações. Ele foi respondido quali-quantitativamente por 30 desenvolvedores de inovações de cinco grandes empresas. De posse do conjunto de dados daí oriundos, foram realizadas análises estatísticas como suporte para as demais análises. Para uma das análises foi adotada a técnica de Grupo Focal (GF), o qual foi composto por pessoas da alta gestão das empresas pesquisadas e por professores estrangeiros. Visando auxiliar a condução do GF, foi desenvolvido um jogo especificamente para esse fim. Como forma de verificar se ao menos duas dimensões apresentavam resultados significativamente diferentes para a soma de rankings foi utilizado o teste de Kruskall Wallis. O resultado do teste evidenciou que as dimensões Liderança e Autonomia apresentaram notas significativamente mais altas que as dimensões Processos e Recursos. Como parte final importante, a sistemática propõe um Guia de Diretrizes, embasado nas ideias expostas pelos autores estudados, pelos respondentes do questionário e pelos participantes do GF. Compreende-se que toda e qualquer empresa pode adequar a sistemática e aprimorar seus ambientes organizacionais direcionados a inovações. ...
Abstract
Differentiate themselves in the competitive global market requires companies to be more innovative. Considering that innovations are developed by people interacting in a certain space, it searched for researches about these innovation environments. As the works detected only diagnosed environments and made no proposals for how to improve them, this study aims to fill this gap by proposing a system to improve the innovation environments. In order to achieve this goal, nine dimensions that addres ...
Differentiate themselves in the competitive global market requires companies to be more innovative. Considering that innovations are developed by people interacting in a certain space, it searched for researches about these innovation environments. As the works detected only diagnosed environments and made no proposals for how to improve them, this study aims to fill this gap by proposing a system to improve the innovation environments. In order to achieve this goal, nine dimensions that address these complex environments have been identified through the theoretical search. For each dimension a series of questions was created, culminating in a questionnaire with 40 questions. The questionnaire was answered in a qualitative and quantitative way by 30 innovation developers within five large companies. Based on derived data set, statistical analysis were performed as support for other analysis. In order to perform the analysis it was adopted the Focus Group technique (FG), which was composed of people from the top management of those companies surveyed and foreign teachers. Aiming to assist the conduct of the FG, a game was developed specifically for this purpose. In order to check whether at least two dimensions had significantly different results for the sum of rankings was used the Kruskal-Wallis test. The test result showed that the dimensions Leadership and Autonomy had significantly higher scores than the dimensions Processes and Resources. As an important final part, the method proposes a Guide of Directives, based on the ideas exposed by the studied authors, by the respondents of the questionnaire and the participants of the FG. It is understood that any company can tailor the method and improve organizational environments driven to innovations. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Design (389)
Este item está licenciado na Creative Commons License