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dc.contributor.advisorCastellá Sarriera, Jorgept_BR
dc.contributor.authorMajolo, Fabianept_BR
dc.date.accessioned2016-04-05T02:07:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134849pt_BR
dc.description.abstractA associação de práticas do tipo mente/corpo a um maior bem-estar físico, mental e emocional, vem despertando o interesse científico. Programas de intervenção baseados em mindfulness para adultos estão sendo, recentemente, adaptados para crianças e adolescentes, e dão indícios de sua efetividade. O objetivo geral do presente estudo é investigar o estado de arte das pesquisas sobre o tema: Mindfulness e Escola, para compreender como o assunto tem sido tratado pelos pesquisadores na literatura especializada, nos últimos cinco anos. Trata-se de um estudo de pesquisa de leitura empírica. A pesquisa fez uma análise das publicações disponíveis nas bases de dados “Portal CAPES”, “REDALYC”, “LILACS” e “SCIELO”. A pesquisa inicial, utilizou “mindfulness” e “school” como descritores, encontrou 3192 artigos. Através de descritores mais específicos como “meditação”, “mindfulness”, “escola”, “educação”, “sala de aula”, “estudantes”, “adolescentes”, “intervenção”, com suas variantes em inglês e espanhol, foram encontrados 110 artigos Com a leitura dos abstracts desses 110 artigos se realizou outra seleção enfatizando a exclusão de artigos como: revisões da literatura, intervenções com professores, universitários ou populações clínicas, ou ainda não se enquadravam nos objetivos da pesquisa ou não utilizavam mindfulness como método, resultando 15 artigos. Destes, 10 foram realizadas por pesquisadores norte-americanos. No total, 2.523 alunos participaram das pesquisas, sendo que destes, 1.487 foram instruídos em mindfulness, e o restante fez parte de grupo controle. Os efeitos das intervenções foram avaliados a partir de medidas de desempenho cognitivo, problemas emocionais, estresse e coping, e resiliência. Apesar dos resultados da maioria dos estudos apontarem para sua eficácia e aceitabilidade no contexto escolar, os mesmo devem ser tomados com ressalvas, uma vez que os estudos apresentaram limitações metodológicas importantes. Por ser um campo recente de pesquisa, e indicar ser efetivo como programa de intervenção psicoeducativo de prevenção e promoção do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, em crianças e adolescentes, este é bastante vasto e promissor para o desenvolvimento de pesquisas futuras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleIntervenções baseadas em mindfulness em contexto escolar : um estudo bibliográficopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988105pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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