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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorCunha, João Fabricio Flores dapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-02T02:06:29Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134836pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a investigar a comunicação a partir da obra cinematográfica do diretor sueco Ingmar Bergman (1918-2007). Em oposição a uma ideia corrente na literatura sobre esse cineasta, a de que seus filmes seriam uma expressão da incomunicabilidade, buscamos caracterizar a partir deles uma comunicação de caráter afetivo, que está relacionada ao uso por parte do diretor do rosto em primeiro plano. Nossa fundamentação teórica tem como centro os conceitos de imagem-afecção, de Gilles Deleuze (1985; 2011), e de rostidade, de Deleuze e Félix Guattari (2012). Realizamos nossas análises com base em 16 filmes de Bergman, a partir de um procedimento de desmonte e arranjo, que deram a ver o que compreendemos como figuras da comunicação afetiva em Bergman: mãos, relógios, óculos, máscaras, espelhos, estátuas e multidão. As análises permitiram identificar os parâmetros dessa comunicação afetiva.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate communication in the cinematographic work of Swedish director Ingmar Bergman (1918-2007). In contrast to a recurrent idea in the literature about this filmmaker – that his movies are an expression of incommunicability –, we look to characterize a form of communication that is affective and related to the use by the director of the face in close-up. Our theoretical foundation has at its center the concepts of affection-image, by Gilles Deleuze (1985; 2011), and that of faciality, by Deleuze and Félix Guattari (2012). We did our analyses of 16 Bergman movies based on a break and rearrange procedure, which led to what we see as figures of the affective communication in Bergman: hands, clocks, glasses, masks, mirrors, statues and the multitude. The analyses have permitted us to identify the parameters of that affective communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectComunicação afetivapt_BR
dc.subjectCrítica cinematográficapt_BR
dc.subjectFilmen
dc.subjectAffection-imageen
dc.subjectBergman, Ingmar 1918-. Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFacialityen
dc.titleA comunicação afetiva no cinema de Ingmar Bergmanpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987911pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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