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dc.contributor.advisorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Aline Escandilpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-01T02:05:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134694pt_BR
dc.description.abstractO Trabalho de Conclusão do Curso se propôs a investigar a dimensão educativa das exposições curriculares realizadas pelo curso de Bacharelado em Museologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificando o processo de criação e execução de suas propostas educativas. Nesse sentido analisou como o curso de Museologia da UFRGS contempla essa atividade de ensino no âmbito formativo da graduação, compreendendo esse exercício prático como uma habilidade e competência do profissional museólogo. Na realização da pesquisa, para compreender esse processo formativo dos alunos-curadores os conceitos de Expologia (CURY, 2005), Expografia (CURY, 2005), Exposição (DESVALLÉS; MAIRESSE, 2013) e Educação em museus (CURY, 2013; SANTOS, 2002; SANTOS, 2008) contribuíram para a identificação do processo de planejamento e execução do projeto de curadoria e de seus desdobramentos educativo-culturais. A investigação contemplou as cinco primeiras exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS, a saber: Do confessionário ao wirelless: Landell de Moura, o padre-inventor (2011); Fatos, lendas e mitos: olhares sobre o imaginário de Porto Alegre (2011); Brinquedo é coisa séria (2012); Alices: Cenários de Vida e Arte (2013) e Agô - presença negra em Porto Alegre: uma trajetória de resistência (2015). A metodologia empregada, de cunho qualitativo, compreendeu coleta das memórias sobre o processo curatorial das exposições reunidos no Laboratório de Criação Museográfica (CRIAMUS) - em catálogos, projetos, registros fotográficos por exemplo, bem como entrevistas com agentes que participaram diretamente dos processos criativos. A pesquisa concluí que as exposições curriculares são consideradas relevantes atividades de ensino para a formação do museólogo e a participação dos alunos-curadores no planejamento e execução do núcleo educativo uma oportunidade de exercitar soluções criativas que promovam uma relação interativa dos temas geradores das exposições com a comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThe Working Course Completion set out to investigate the educational dimension of the curriculum exhibitions by the course of Bachelor of Museology at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), identifying the process of creation and execution of their educational proposals. Accordingly examined how the course of UFRGS Museology includes this teaching activity in the training of undergraduate level, comprising this practical exercise as a skill and competence of professional museologist. In conducting the research, to understand this formative process of the student-curators the concepts of Expologia (CURY, 2005), expography (CURY, 2005), exposure (DESVALLÉS; MAIRESSE, 2013) and Education in museums (CURY, 2013; SANTOS, 2002; SANTOS, 2008) contributed to the identification of the planning process and execution of the curatorial project and its educational and cultural developments. The research looked at the first five exhibitions curriculum of the course of Museology at UFRGS, namely: From the confessional wirelless: Landell de Moura, the priest-inventor (2011); Facts, legends and myths: views on the imagination of Porto Alegre (2011); Toy is serious (2012); Alices: Life and Art Scenarios (2013) and Aug - black presence in Porto Alegre: a history of resistance (2015). The methodology of qualitative nature, understood collection of memories about the curatorial process of the exhibits collected in the museum-Creation Laboratory (CRIAMUS) - in catalogs, projects, photographic records for example, as well as interviews with agents who participated directly in the creative process. The research concluded that the curriculum exhibitions are considered relevant teaching activities for the formation of museologist and the participation of student trustees in planning and executing the educational core an opportunity to work out creative solutions that promote an interactive relationship of generating themes of the exhibitions with community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExpografiapt_BR
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectCurricular exhibitionen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectMuseum educationen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologiapt_BR
dc.subjectEducational actionen
dc.subjectCourse bachelor of museology / UFRGSen
dc.titleEducação & exposição: a dimensão educativa das exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS (2011-2015)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987210pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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