Livros sensoriais e sinestésicos : experimentando a arte através dos cinco sentidos e da falta deles Porto Alegre,
View/ Open
Date
2015Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho discute aspectos da sensibilização dos cinco sentidos com destaque inverso à sua presença: a partir da sua falta. A pesquisa questiona por que na vida social as ausências ou decréscimos de aptidão na visão e na audição são mais notados ou enfatizados, propondo o livro artístico como sendo acessível para públicos com alguma deficiência sensória. A problematização se pauta em como mostrar as artes visuais para uma pessoa cega ou privada de visão, indagando sobre sua condição e a cen ...
Este trabalho discute aspectos da sensibilização dos cinco sentidos com destaque inverso à sua presença: a partir da sua falta. A pesquisa questiona por que na vida social as ausências ou decréscimos de aptidão na visão e na audição são mais notados ou enfatizados, propondo o livro artístico como sendo acessível para públicos com alguma deficiência sensória. A problematização se pauta em como mostrar as artes visuais para uma pessoa cega ou privada de visão, indagando sobre sua condição e a centralização da imagem na arte. Sugere-se a possibilidade de exploração do livro através de estímulos diversos, utilizando o método multissensorial proposto por Miquel-Albert Soler. São apontados exemplos de produções que abordem a temática do sensório, servindo como suporte teórico para a construção de livros sensoriais e sinestésicos que possam ser explorados por todos os tipos de usuário, ou seja, com intencionalidade de acesso universal, diferentemente dos livros em tinta ou em braile. Em âmbito escolar, foi testada a aceitação de atividades voltadas para sensibilização dos sentidos e apreciação dos livros confeccionados com duas turmas regulares do sexto ano, incluindo um aluno cego e dois com baixa-visão. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License