Investigando propriedades dos ângulos com software de geometria dinâmica GeoGebra
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo desse estudo é apresentar a implementação e análise de uma experiência didático-matemática com o uso do software Geogebra, realizada com alunos de 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Esteio-RS, a qual evidenciou as propriedades de ângulos notáveis, para produzir argumentos dedutivos com a finalidade de demonstrar a propriedade da soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo. Assim, o experimento propôs a construção de conhecimentos de geometria a ...
O objetivo desse estudo é apresentar a implementação e análise de uma experiência didático-matemática com o uso do software Geogebra, realizada com alunos de 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Esteio-RS, a qual evidenciou as propriedades de ângulos notáveis, para produzir argumentos dedutivos com a finalidade de demonstrar a propriedade da soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo. Assim, o experimento propôs a construção de conhecimentos de geometria a partir da exploração de imagens construídas pelos estudantes com o software de geometria dinâmica utilizado. Os resultados apresentam que os estudantes exploraram, identificaram e conjecturaram, além de validar propriedades das figuras geométricas e com estas produzir argumentos dedutivos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License