A aprendizagem e a música
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as alternativas para o ensino da música nas escolas. Há estudos comprovados por teóricos como Howard Gardner, Keith Swanwick que a música contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social desde a educação infantil. Também mostra a realidade da música nas instituições educacionais no Brasil, onde leis são contempladas, mas não são executadas - é a educação musical em busca da democratização. Destaca como os professores devem atualiz ...
Este trabalho tem por objetivo apresentar as alternativas para o ensino da música nas escolas. Há estudos comprovados por teóricos como Howard Gardner, Keith Swanwick que a música contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social desde a educação infantil. Também mostra a realidade da música nas instituições educacionais no Brasil, onde leis são contempladas, mas não são executadas - é a educação musical em busca da democratização. Destaca como os professores devem atualizar seus estudos, através da apropriação de novos recursos. Traz sugestões de atividades com música que podemos utilizar em sala de aula e estão disponíveis de forma gratuita para enriquecer as metodologias de ensino. O estudo está centrado em uma abordagem qualitativa, baseada em perspectivas de teóricos que ressaltam o tema e na pesquisa bibliográfica. ...
Abstract
This paper has as objective presents alternatives for the music education at schools. There are proven studies by theorists how Howard Gardner, Keith Swanwick musical education contributes to the cognitive, affective, emotional and social development, since the childhood education. Also shows the reality of the musical education in the educational institutions in Brazil, were laws are contemplated, but not implemented – it’s musical education in search of democratization. Emphasizes how teacher ...
This paper has as objective presents alternatives for the music education at schools. There are proven studies by theorists how Howard Gardner, Keith Swanwick musical education contributes to the cognitive, affective, emotional and social development, since the childhood education. Also shows the reality of the musical education in the educational institutions in Brazil, were laws are contemplated, but not implemented – it’s musical education in search of democratization. Emphasizes how teachers should update their studies, through the appropriation of new resources. Brings suggestions of activities with music that we can use in the classroom, available for free, to improve teaching methodologies. The study is focused on one qualitative approach, based on perspectives of theorists who emphasize the subject and on the bibliographic references. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License