O uso didático-pedagógico do espaço virtual de aprendizagem multimídia (EVAM) com turmas dos anos iniciais : possibilidades para qualificar o processo de ensino e aprendizagem
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
The educacional use of virtual earning multimedia space (evam) with classes of elementary school : possibilities to qualify the process of teaching and learning
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola municipal da Região do Vale do Rio dos Sinos em que se buscou demonstrar de que forma os ambientes educacionais destinados ao uso das tecnologias são utilizados, por professores dos Anos Iniciais, com o intuito de auxiliar as crianças em atividades de letramento nas áreas da linguagem e matemática. Nesta escola, especificamente, existem dois ambientes com esta finalidade: EVAM – Espaço V ...
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola municipal da Região do Vale do Rio dos Sinos em que se buscou demonstrar de que forma os ambientes educacionais destinados ao uso das tecnologias são utilizados, por professores dos Anos Iniciais, com o intuito de auxiliar as crianças em atividades de letramento nas áreas da linguagem e matemática. Nesta escola, especificamente, existem dois ambientes com esta finalidade: EVAM – Espaço Virtual de Aprendizagem Multimídia e o ambiente em que as Mesas Educacionais ficam disponíveis para o uso dos alunos menores. A investigação buscou, em primeiro lugar, identificar tudo que havia de disponível para uso de alunos e professores no que diz respeito a materiais multimídia específicos para o auxílio em atividades de letramento; em segundo lugar, o percurso da pesquisa evidenciou a necessidade de buscar, na fala das professoras dos Anos Iniciais, aspectos que demonstrassem a forma como esses materiais eram utilizados a fim de perceber o impacto desse uso na aprendizagem das crianças e, por fim, evidenciam-se algumas problemáticas e possíveis sugestões de aprimoramento do uso desses espaços dentro da escola. O estudo é de cunho qualitativo. Esse tipo de pesquisa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. Os instrumentos utilizados foram observações no espaço da escola e entrevista com duas professoras dos Anos Iniciais da escola. A pesquisa revelou, a partir da aplicação dos questionários aplicados e entrevistas realizadas que, o uso pedagógico dos recursos tecnológicos dentro da escola ainda é pequeno. Apesar de a escola possuir dois espaços para uso dos alunos, não há uma cultura na instituição sobre a importância desses espaços. Além disso, a escola ainda conta com os problemas burocráticos que vão desde a falta de manutenção nos equipamentos até a modernização do espaço e dos equipamentos para que se possa utilizar novos softwares e oportunizar aos alunos acesso a esses recursos. Essa investigação foi uma proposta de observação sobre a realidade do uso pedagógico das tecnologias em escolas públicas e foi possível identificar alguns aspectos importantes a serem considerados neste texto. Os resultados da pesquisa são, então, apresentados em forma de texto descritivo com reflexões do pesquisador em relação ao tema, bem como triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico de apoio. ...
Abstract
This study aims to present the results of research conducted in a municipal school in Vale do Rio dos Sinos - in which it sought to demonstrate how the educational environments for the use of technologies are used by teachers of the Elementary School, in order to help children in literacy activities in the areas of language and mathematics. In this school, specifically, there are two rooms for this purpose: EVAM - Virtual Space Multimedia Learning and the environment in which the Educational Ta ...
This study aims to present the results of research conducted in a municipal school in Vale do Rio dos Sinos - in which it sought to demonstrate how the educational environments for the use of technologies are used by teachers of the Elementary School, in order to help children in literacy activities in the areas of language and mathematics. In this school, specifically, there are two rooms for this purpose: EVAM - Virtual Space Multimedia Learning and the environment in which the Educational Tables are available for the use of smaller students. The study aimed, firstly, to identify everything that was available for use by students and teachers with regard to specific multimedia materials for assistance in literacy activities; secondly, the route of the survey highlighted the need to seek, in the speech of teachers of the Elementary School, aspects that demonstrate how these materials were used in order to realize the impact of this use on children's learning and, finally, show If some problem and possible suggestions for improvement of the use of these spaces within the school. The study is a qualitative approach. This type of research involves obtaining descriptive data obtained in contact with the researcher studied the situation, it emphasizes more the process than the product and is concerned to portray the perspective of the participants. The instruments used were: observations on the school premises and interview with two teachers of the Elementary School. The survey revealed, from the application of questionnaires and interviews that the educational use of technological resources within the school is still small. Although the school has two spaces for student use, there is no culture in the institution of the importance of these spaces. In addition, the school also has the bureaucratic problems ranging from lack of maintenance on equipment to modernize the space and equipment so that one can use new software and create opportunities students access to it all. This investigation was a proposal observation about the reality of the pedagogical use of technology in public schools and were able to identify some important aspects to be considered in this text. The search results are then presented as descriptive text with reflections of the researcher in relation to the theme, and triangulation of data found with theoretical support. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License