Jogos digitais no ensino de Arte : instrumento de análise crítica de jogo digital
dc.contributor.advisor | Morais, Carlos Tadeu Queiroz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fadanelli, Débora Lúcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:08:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134456 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta um instrumento de análise crítica de jogo digital como ferramenta de aprendizagem no ensino de arte, elaborado a partir da investigação bibliográfica sobre jogos digitais e suas características estéticas, cultura visual, tecnologias digitais na arte, nativos digitais e metodologias de leitura de imagens. A avaliação do instrumento foi realizada através de estudo de caso – 29 alunos do nono ano do ensino fundamental de Farroupilha - RS – combinando métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo. Os resultados da análise apontam a emergência em oferecer aos alunos a reflexão crítica das linguagens e elementos dos jogos digitais de consumo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research presents a critical analysis instrument digital game as a learning tool in teaching art, drawn from the bibliographic research about digital games and their aesthetic characteristics, visual culture, digital technologies on art, digital natives and image reading methodologies. The instrument rating was conducted through case study - 29 students from the ninth year of elementary school Farroupilha - RS - combining methods of qualitative and quantitative research. Test results indicate the emergence of offering students the critical reflection of languages and elements of digital games consumption. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Art education | en |
dc.subject | Digital games | en |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Critical analysis instrument digital game | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Visual culture | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.title | Jogos digitais no ensino de Arte : instrumento de análise crítica de jogo digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000986038 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)