Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí ...
Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí o Transtorno do Espectro Autista. O principal objetivo é construir um plano de Atendimento Educacional Especializado que utilize prioritariamente recursos oriundos das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em uma lógica que aborde estes recursos enquanto tecnologias de aprendizagem e conhecimento. As estratégias de aprendizado desenvolvidas utilizaram como ferramentas: uma rede social virtual, a construção de um álbum fotográfico virtual, exercícios construídos com o software Hot Potatoes e atividades dirigidas na internet com a estrutura de webquests. O plano construído a partir destes elementos possibilitou a elaboração de uma série de atividades e estratégias pedagógicas que utilizando ferramentas tecnológicas procuraram atender as particularidades do aluno e promover ações de uma educação efetivamente inclusiva. ...
Abstract
Among the various issues that permeate the research and reflections about the educational universe, two themes has received great prominence because of its relevance in the current national context. The inclusion of students with disabilities in mainstream education and the educational possibilities of new media and information and communication technologies. This paper addresses the two issues in an integrated manner from a case study of a student who is completing elementary school and posses ...
Among the various issues that permeate the research and reflections about the educational universe, two themes has received great prominence because of its relevance in the current national context. The inclusion of students with disabilities in mainstream education and the educational possibilities of new media and information and communication technologies. This paper addresses the two issues in an integrated manner from a case study of a student who is completing elementary school and possess the Autistic Spectrum Disorder. The main goal is to build an Educational Assistance Plan Specializing using mainly funds from new media and information and communication technologies in a logical addressing these resources while learning and knowledge technologies. The developed learning strategies used as tools: a virtual social network, building a virtual photo album, exercises built with Hot Potatoes software and activities directed on the Internet with webquests structure. The plan built from these elements enabled the development of a range of activities and teaching strategies through technology sought to meet the particularities of the student and promote actions of a truly inclusive education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License