A mesa educacional alfabeto e suas possibilidades na alfabetização matemática
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Élida Cristina Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:08:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134431 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade fazer uma análise sobre o uso da tecnologia, com ênfase nos jogos educacionais computadorizados, e como podem ser utilizados na aprendizagem da matemática na Educação Infantil. Dessa forma, foi apresentada a mesa educacional E-Blocks como uma ferramenta na aprendizagem, pois associa hardware e software a materiais concretos como os blocos, onde as crianças interagem com os jogos eletrônicos e aprendem brincando noções de tamanhos, dimensões, formatos, identificação de números, subtração, soma e comandos lógicos. O estudo apresentou resultados positivos quanto ao seu uso, de mais um recurso para o professor e instigador e desafiador para os alunos, comprova-se isto através da investigação realizada na revisão bibliográfica. Nos estudos realizados, pesquisadores fizeram coleta com professores, que utilizaram a mesa educacional para atender as necessidades vinculadas à aprendizagem e aos objetivos pedagógicos propostos atendidos em relação à utilização colaborativa dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to make an analysis of the use of technology, with emphasis on computerized educational games, and how they can be used in the learning of mathematics in kindergarten. Thus, the educational table E-Blocks was presented as a tool for learning as it combines hardware and software to concrete materials such as blocks, where children interact with electronic games and learn playing sizes notions, dimensions, shapes, ID numbers, subtraction, addition and logical commands. The study showed positive results regarding the use of another resource for the teacher and instigator and challenging for students, it proves this through research carried out in the literature review. In studies, researchers made collection with teachers who used the educational table to meet the needs related to learning and the proposed pedagogical objectives met in relation to collaborative use of students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Electronic educational games | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educational software | en |
dc.title | A mesa educacional alfabeto e suas possibilidades na alfabetização matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000986041 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)