Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVergara, Clarissa Fernandes Peralvopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-25T02:05:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134189pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso trata de uma análise das estratégias utilizadas por alunos quando apresentados a uma aula interdisciplinar com abordagem pedagógica em Modelagem Matemática. Para isso, realizou-se uma prática em sala de aula em uma turma do primeiro ano do ensino médio, a qual teve duração de duas aulas na Escola Estadual de Ensino Básico Monsenhor Leopoldo Hoff. Os participantes dessa pesquisa eram em sua maioria provenientes da Vila Bom Jesus, bairro localizado na zona leste de Porto Alegre. Aos alunos foi apresentado um problema sobre a reprodução assexuada de planárias, no qual deveriam resolver uma situação biológica a partir do uso de ferramentas matemáticas. Foram analisadas diferentes soluções apresentadas pelos alunos: gráfico, sequência e tabela. Essas soluções foram satisfatórias e subsidiaram o desenvolvimento dessa pesquisa, na qual evidencia os benefícios de um trabalho interdisciplinar com uma abordagem pedagógica alternativa, nesse caso a Modelagem Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the strategies applied by students when presented to an interdisciplinary class with a pedagogical approach in Mathematical Modeling. For this, it was conducted a practice in a first year high school class, which lasted 4 hours at the State School of Basic Education Monsignor Leopoldo Hoff. The participants of this research were mostly from Vila Bom Jesus, which is a neighborhood located on the east side of Porto Alegre, Brazil. The students were presented to a problem related to the asexual reproduction of flatworms, in which they should solve a biological situation using mathematical tools. It was analyzed different solutions presented by the students: graphic, sequence and table. These solutions were satisfactory and based the development of this research, which highlights the benefits of an interdisciplinary work with an alternative pedagogical approach, in this case the Mathematical Modeling.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiomathematicsen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectTroubleshooting strategiesen
dc.titleEstratégias de resolução de um problema em uma prática interdisciplinar com abordagem pedagógica em modelagem matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986720pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem