Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBackes, Sheila Fabricia Schuckpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134162pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está baseado em uma sequência didática aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com duração de 4 horas-aula, na qual foi feito o estudo do baricentro de um triângulo qualquer. O estudo do baricentro tradicionalmente se limita ao cálculo de suas coordenadas e aplicação em problemas que envolvem as medianas de um triângulo. A proposta deste trabalho é apresentar algumas sugestões para trabalhar esse assunto de forma mais dinâmica utilizando o software GeoGebra. Partindo de um problema estimulador, foram construídos alguns triângulos no software onde os alunos puderam observar o comportamento das medianas e do baricentro em diferentes situações. Estas mesmas construções foram importantes no desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos. O uso do software ainda estimulou nos estudantes diferentes formas de raciocínio e diferentes modos de solucionar problemas, além de instigar a criatividade e ampliar sua autonomia de reflexão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleEstudo do baricentro de um triângulo com o uso do software GeoGebra associado à resolução de problemaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples