Geometria dinâmica, construindo conceitos : círculo e circunferência
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho consiste em um breve relato da situação educacional brasileira, a partir de dados do PISA, PCNs, como também do PNE. Em outro momento, tal texto retrata sobre a Geometria dinâmica embasado na obra de alguns autores, e até mesmo na relação das teorias de Vygotsky e Piaget, fazendo dessa forma uma correlação de tais teorias com o desempenho dos alunos a partir de uma prática didática. O trabalho se propôs a desenvolver uma sequência didática embasada na Engenharia Didática, na qual ...
Este trabalho consiste em um breve relato da situação educacional brasileira, a partir de dados do PISA, PCNs, como também do PNE. Em outro momento, tal texto retrata sobre a Geometria dinâmica embasado na obra de alguns autores, e até mesmo na relação das teorias de Vygotsky e Piaget, fazendo dessa forma uma correlação de tais teorias com o desempenho dos alunos a partir de uma prática didática. O trabalho se propôs a desenvolver uma sequência didática embasada na Engenharia Didática, na qual apresentam os diagnósticos e prognósticos que norteiam uma turma do 9ºano de uma escola estadual no município de Camargo-RS, como também o uso das tecnologias, no ensino da matemática. Dessa forma com o auxílio do software Geogebra foi elaborado um plano de aula o qual propõem a construção dos conceitos pertinentes a círculo e circunferência juntamente com os alunos, neste plano o professor passa a ser um agente estimulador da construção conceitual, elaborada pelos alunos. Por fim são demonstrados os resultados relevantes da pesquisa, sobre os quais se apresentam as inferências correlacionadas com as ideias dos autores citados neste trabalho. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License