Fotografia e educação matemática : identificando polígonos em mosaicos
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada a partir de uma experiência didática sobre a identificação de polígonos em mosaicos, usando tecnologias como a fotografia, o vídeo e o software de geometria dinâmica, Geogebra, tendo como objetivos propor uma alternativa didática para o ensino de polígonos através de um fato do cotidiano dos alunos e observar o comportamento deles frente ao uso dessas tecnologias. Essa pesquisa foi realizada com uma turma de 6º ano de uma escola municipal ...
O presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada a partir de uma experiência didática sobre a identificação de polígonos em mosaicos, usando tecnologias como a fotografia, o vídeo e o software de geometria dinâmica, Geogebra, tendo como objetivos propor uma alternativa didática para o ensino de polígonos através de um fato do cotidiano dos alunos e observar o comportamento deles frente ao uso dessas tecnologias. Essa pesquisa foi realizada com uma turma de 6º ano de uma escola municipal do município de Portão, na qual foi proposto aos alunos que tirassem fotografias, usando tablets, de mosaicos que fossem encontrando pela escola e em uma caminhada pela vizinhança. Partindo desses registros foi possível identificar polígonos, que foram salientados nos vídeos apresentados à turma e depois utilizados na construção de mosaicos no software Geogebra. Verificou-se que a utilização da tecnologia proporcionou aos alunos a discussão de conhecimentos matemáticos sobre os polígonos, salientando o que já sabiam e promovendo a informação de termos geométricos referentes ao assunto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License