Equação da reta : a matemática e o fantástico mundo das artes
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino articulada com uma investigação no ensino e aprendizagem da Equação da Reta. Com a ação pedagógica investigativa, realizada em sala de aula, buscamos analisar informações que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo de equações matemáticas. As atividades foram aplicadas com alunos do 2º ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual de Porto Alegre. A proposta de investigação se deu em seis encontros. ...
Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino articulada com uma investigação no ensino e aprendizagem da Equação da Reta. Com a ação pedagógica investigativa, realizada em sala de aula, buscamos analisar informações que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo de equações matemáticas. As atividades foram aplicadas com alunos do 2º ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual de Porto Alegre. A proposta de investigação se deu em seis encontros. A fundamentação teórica foi baseada nas Representações Semióticas de Duval – conversões de registros – e no uso de Tecnologias na Educação – mídias digitais na educação de Gravina e Notare. Para o desenvolvimento dessa sequência didática, fez-se uso do software GrafEq. Finalizamos com as considerações sobre os resultados obtidos com a aplicação da sequência didática proposta nesse trabalho. Evidenciamos o quanto o software dinâmico pode ser uma ferramenta que auxilia na superação das dificuldades de compreensão e reconhecimento dos objetos matemáticos representados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License