Uma proposta didática para o estudo do triângulo retângulo e do teorema de Pitágoras

View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo sintetiza o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para a Formação do Professor de Matemática que teve por objetivo analisar uma proposta didática para o ensino do Teorema de Pitágoras com o uso de Tecnologia Digital. Foram realizadas atividades com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pedro II em Santo Ângelo com o uso do software GeoGebra. A análise de dados foi realizada por mei ...
Este artigo sintetiza o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para a Formação do Professor de Matemática que teve por objetivo analisar uma proposta didática para o ensino do Teorema de Pitágoras com o uso de Tecnologia Digital. Foram realizadas atividades com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pedro II em Santo Ângelo com o uso do software GeoGebra. A análise de dados foi realizada por meio dos registros das atividades e um questionário. Concluímos que os objetivos elencados neste trabalho foram atingidos uma vez que os alunos compreenderam que o triângulo que possui um ângulo reto interno é um triângulo retângulo independentemente do seu posicionamento e neste polígono é aplicado o Teorema de Pitágoras. A identificação da hipotenusa e dos catetos no triângulo retângulo também ficou entendida conforme é mostrado nas atividades desenvolvidas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License
