Área e perímetro com o uso de mídias digitais : uma proposta de ensino
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Motivados pela vontade de despertar o interesse dos alunos e aperfeiçoar o método de ensino, muitos educadores tem buscado inserir em suas práticas docentes diferentes recursos didáticos, que fujam do tradicional “quadro e giz”. Nesta direção, o objetivo principal deste trabalho consiste em elaborar e aplicar um plano didático que, além de conduzir o processo de iniciação de aprendizagem dos conteúdos geométricos: área e perímetro de quadrados e retângulos, seja também capaz de identificar a ef ...
Motivados pela vontade de despertar o interesse dos alunos e aperfeiçoar o método de ensino, muitos educadores tem buscado inserir em suas práticas docentes diferentes recursos didáticos, que fujam do tradicional “quadro e giz”. Nesta direção, o objetivo principal deste trabalho consiste em elaborar e aplicar um plano didático que, além de conduzir o processo de iniciação de aprendizagem dos conteúdos geométricos: área e perímetro de quadrados e retângulos, seja também capaz de identificar a eficácia da utilização de diferentes recursos e o grau de interesse despertado nos alunos. A metodologia deste trabalho foi baseada principalmente na utilização da técnica de observação participante. A prática pedagógica foi desenvolvida em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, no Colégio La Salle Niterói, em Canoas- RS. As atividades desenvolvidas tinham por objetivos: (i) relacionar os conceitos geométricos com o cotidiano dos alunos; (ii) evidenciar as potencialidades da utilização do Geogebra no processo de iniciação do aprendizado do conteúdo; e (iii) avaliar a eficácia da utilização de diferentes recursos didáticos nas aulas de Matemática. A avaliação das atividades executadas, bem como a performance dos alunos durante o processo do aprendizado permitiu identificar os diferentes benefícios da inserção de mídias digitais no ensino da geometria básica. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License