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dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorTrierweiler, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134096pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.titleGeometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983983pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


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