Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
dc.contributor.advisor | Bisognin, Cleber | pt_BR |
dc.contributor.author | Closs, Eduardo José | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134086 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.title | Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983924 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Exact and Earth Sciences (291)