Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de ...
O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes a figuras compostas por mais formas geométricas. Para tanto foi empregada a metodologia da Engenharia Didática, em duas turmas de 8º série da Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa, no ano de 2014, com o auxílio do software Sketchup. A proposta tinha a intenção de mostrar para os alunos como surge uma figura sobreposta, e a partir dessa lógica de construção montar um conceito do que realmente é a área e o perímetro dessas figuras. A experiência foi bastante significativa e os resultados demonstraram que os alunos obtiveram uma compreensão maior sobre a construção dessas formas geométricas, o que consequentemente ampliou o senso crítico na resolução de problemas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License