Show simple item record

dc.contributor.advisorLeite, Cláudio Cesar de Musacchiopt_BR
dc.contributor.authorSordi, Débora Lidianept_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:05:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134034pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta uma proposta do uso pedagógico de uma rádio escolar. Para sua implementação foram considerados os educadores, pensadores e teóricos das áreas de educação, comunicação e pedagogia. É ressaltado no aporte teórico, a importância das tecnologias da informação e da comunicação, principalmente das mídias de áudio e vídeo, no ambiente escolar, demonstrando sua importância no cenário educacional, nas didáticas e práticas pedagógicas dos professores e demonstração de como esta tecnologia pode servir de facilitador da aprendizagem. Esta monografia mostra um caminho possível na elaboração, planejamento, gestão e coordenação, bem como das necessidades técnicas de como instalar, configurar e executar a rádio na escola. Como pesquisa de campo foram aplicados instrumentos de coleta de informações para saber dos professores como eles reagiriam ao projeto de uma rádio na escola e aos alunos foram indagados sobre as possibilidades das pesquisas e atividades de sala de aula serem disponibilizadas nesta tecnologia. Os primeiros resultados indicam que as tecnologias de comunicação e informação podem resignificar os letramentos atuais, permitindo maior motivação dos alunos para os estudos e aprendizagens.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a proposal of the pedagogical use of school radio. For its implementation were considered educators, thinkers and theorists areas of education, communication and pedagogy. It is highlighted in the theoretical framework, the importance of information and communication technologies, especially the audio and video media, the school environment, demonstrating its importance in the educational setting, in didactic and pedagogical practices of teachers and demonstration of how this technology can serve facilitator of learning. This paper shows a possible way in the design, planning, management and coordination as well as technical requirements on how to install, configure and run the radio in school. As fieldwork information collection instruments were applied to know the teachers how they would react to a radio project at school and students were asked about the possibilities of research and classroom activities are available in this technology. The first results indicate that communication and information technologies can reframe the current literacies, allowing greater student motivation for studies and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.subjectInformationen
dc.subjectWeb radioen
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectDesignen
dc.subjectImplementationen
dc.titleWeb rádio : projeto de instalação e configuração de web rádio escolar e sua proposta pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeWeb radio : web installation and setup radio school project proposal and its educationalen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979699pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record