Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Cláudio Cesar de Musacchiopt_BR
dc.contributor.authorReckziegel, Anajarapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:05:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134033pt_BR
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos têm modificado profundamente a história do rádio. Além dos sucessivos avanços, rupturas, do ponto de vista da linguagem, marcam a história da radiofonia, precisamente por causa da tecnologia. A possibilidade da utilização desse recurso da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares tem o potencial de dar poder aos estudantes para que possam se apropriar desse recurso, não só para entretenimento, mas na construção de projetos de cidadania e os envolvendo em projetos de melhoria das relações entre pessoas. Portanto, o presente estudo tem como finalidade fazer uma reflexão acerca do uso do rádio como ferramenta pedagógica na educação, considerando os desafios e as etapas vivenciadas pelo projeto intitulado “O uso pedagógico da webradio na escola”. Esta pesquisa tem como base bibliografia sobre o surgimento do rádio e as formas de difusão na atualidade para propor caminhos para que esse instrumento de massa possa ser mais usado em nossas salas de aula.pt_BR
dc.description.abstractTechnology developments have deeply changed the history of radio. Throughout the years, a series of improvements in hardwares and softwares affected radio production and transmission methods. The possibility of using this media in educational projects in schools allows the students to empower themselves, mainly, to build projects that contribute to improve their notions of citizenship and the relationships among each other and the community. Therefore, this research aims to propose a reflection on the use of radio as a pedagogical tool in education, considering the experience acquired and challenges faced during the project titled "The pedagogical use of the webradio at school" held in a public school near Porto Alegre, capital of Rio Grande do Sul, a state in the South of Brazil. This study was conducted with the support of bibliography on the beginning of radio, the importance and changes of radio nowadays to reflect on the potential of radio’s use in education and the obstacles to be overcome so it can be a powerful tool to be used in classrooms in Brazilian schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadioen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCitizenshipen
dc.titleO uso pedagógico da webradio na escolapt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical use of the webradio at school en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975881pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples