O uso pedagógico da webradio na escola
dc.contributor.advisor | Leite, Cláudio Cesar de Musacchio | pt_BR |
dc.contributor.author | Reckziegel, Anajara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-19T02:05:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134033 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos têm modificado profundamente a história do rádio. Além dos sucessivos avanços, rupturas, do ponto de vista da linguagem, marcam a história da radiofonia, precisamente por causa da tecnologia. A possibilidade da utilização desse recurso da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares tem o potencial de dar poder aos estudantes para que possam se apropriar desse recurso, não só para entretenimento, mas na construção de projetos de cidadania e os envolvendo em projetos de melhoria das relações entre pessoas. Portanto, o presente estudo tem como finalidade fazer uma reflexão acerca do uso do rádio como ferramenta pedagógica na educação, considerando os desafios e as etapas vivenciadas pelo projeto intitulado “O uso pedagógico da webradio na escola”. Esta pesquisa tem como base bibliografia sobre o surgimento do rádio e as formas de difusão na atualidade para propor caminhos para que esse instrumento de massa possa ser mais usado em nossas salas de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | Technology developments have deeply changed the history of radio. Throughout the years, a series of improvements in hardwares and softwares affected radio production and transmission methods. The possibility of using this media in educational projects in schools allows the students to empower themselves, mainly, to build projects that contribute to improve their notions of citizenship and the relationships among each other and the community. Therefore, this research aims to propose a reflection on the use of radio as a pedagogical tool in education, considering the experience acquired and challenges faced during the project titled "The pedagogical use of the webradio at school" held in a public school near Porto Alegre, capital of Rio Grande do Sul, a state in the South of Brazil. This study was conducted with the support of bibliography on the beginning of radio, the importance and changes of radio nowadays to reflect on the potential of radio’s use in education and the obstacles to be overcome so it can be a powerful tool to be used in classrooms in Brazilian schools. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Radio | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Web | pt_BR |
dc.subject | Communication | en |
dc.subject | Citizenship | en |
dc.title | O uso pedagógico da webradio na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | The pedagogical use of the webradio at school | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000975881 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)