O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula
View/ Open
Date
2015Author
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso dos computadores na educação, ou seja, o uso adequado das tecnologias digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é oferecer aos professores ferramentas de ensino que possam ser aproveitadas nas atividades realizadas em sala de aula a fim de facilitar a aprendizagem. O crescimento da informação digital fez imergir essa tecnologia a serviço de uma metodologia de ensino inovadora permitindo aos alunos da sociedade dig ...
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso dos computadores na educação, ou seja, o uso adequado das tecnologias digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é oferecer aos professores ferramentas de ensino que possam ser aproveitadas nas atividades realizadas em sala de aula a fim de facilitar a aprendizagem. O crescimento da informação digital fez imergir essa tecnologia a serviço de uma metodologia de ensino inovadora permitindo aos alunos da sociedade digital outras formas de ter acesso à informação. Ao utilizarem diferentes mídias de comunicação, tanto o professor como o aluno colaboram na inclusão digital aprimorando a interatividade, o conhecimento e a cidadania. Também, verificou-se que as Tecnologias da Informação aliadas à escola, podem contribuir, auxiliando os professores no cotidiano escolar, com possibilidades de proporcionar o desenvolvimento de aulas mais criativas, mais dinâmicas, promovendo melhor rendimento e auxiliando na aprendizagem do aluno. Baseado nisso foi criado o Portal do Saber que se encontra no link http://portaldosabertiohugo.weebly.com/ com uma estrutura de fácil acesso e que oferece um menu de ferramentas com recursos para auxiliar o professor em sala de aula. O Portal do Saber foi modelado junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser do município de Tio Hugo. Foram realizados testes com o uso de usabilidade para avaliar o Portal do Saber, os resultados foram satisfatórios. ...
Abstract
This paper presents a study on the use of computers in education, that is, the proper use of digital technologies to assist in the process of teaching and learning. The goal is to provide teacher education tools that can be utilized in activities in the classroom to facilitate learning. The growth of digital information made immerse this technology in the service of an innovative teaching methodology allowing students of the digital society other ways to access to information. By using differen ...
This paper presents a study on the use of computers in education, that is, the proper use of digital technologies to assist in the process of teaching and learning. The goal is to provide teacher education tools that can be utilized in activities in the classroom to facilitate learning. The growth of digital information made immerse this technology in the service of an innovative teaching methodology allowing students of the digital society other ways to access to information. By using different media of communication, both the teacher and student collaborate on digital inclusion enhancing the interactivity, knowledge and citizenship. Also, it was found that Information Technology allied to school, can contribute, assisting teachers in everyday school life, with the possibility of providing developing more creative classes, more dynamic, promoting better performance and assisting in student learning. Based on that the Portal of Knowledge which is the link http://portaldosabertiohugo.weebly.com/ with a structure easily accessible and offers a menu of tools with features to help the teacher in the classroom was created. The Portal of Knowledge was modeled by the Municipal Department of Education, Culture, Sport and Uncle Hugo's municipal Laser. Tests were conducted with the use of quality metrics to assess the Portal Read the results were satisfactory. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1948)
This item is licensed under a Creative Commons License