Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fernanda dospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134020pt_BR
dc.description.abstractA presença do celular nas escolas gera conflitos recorrentes entre professores e alunos. A existência de uma lei que proíbe o uso do celular na sala de aula tem motivações e implicações. Ao mesmo tempo em que muitos professores encaram essa situação como um problema, pois os alunos se desviam da principal atividade escolar, há aqueles que se aproveitam dela para enriquecer suas aulas. Propõem trabalhos em que os alunos são protagonistas, responsáveis por sua aprendizagem. A educomunicação então se faz presente. Nessa perspectiva de trabalho, as mídias e, entre elas, o celular, contribuem para o enriquecimento da aprendizagem, que se torna significativa para o aluno. Essa área já conta com muitas experiências de sucesso. É preciso então compreender essas relações conflituosas entre escola, professores, alunos, tecnologias digitais buscando respostas em estudos que tratam das relações entre os sujeitos e a mídia, o consumo e a cultura.pt_BR
dc.description.abstractThe presence of cell phones in schools generates recurring conflicts between teachers and students. The existence of a law banning cell phone use in the classroom has motivations and implications. While many teachers perceive this as a problem because students turn away from the main school activity, there are those who take advantage of it to enrich their classes. They propose jobs where students are protagonists, responsible for their learning. In this case, Educommunication is present. In this perspective, the media, and among them, the cell phone contribute to the enrichment of learning which becomes meaningful to the student. This area already has many successful experiences. Therefore, we must understand these conflicting relationships between school, teachers, students, digital technologies, looking for answers in studies dealing with relations between the subject and the media, consumption and culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducommunicationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTelefone celularpt_BR
dc.subjectCell phone in schoolen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectCultural identityen
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.titleO aparelho celular na escola : contra uma educação imóvelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000980184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples