O suporte pedagógico no laboratório de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul-RS
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
Pedagogical support in the computer laboratories of public elementary schools in the city of Sapucaia do Sul-RS/Brazil
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo verificar como ocorre o suporte pedagógico dos professores laboratoristas das escolas municipais de Ensino Fundamental do município de Sapucaia do Sul-RS, com relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no laboratório de informática (LABIN). O referencial teórico utilizado na questão das TIC foi Behar (2009, 2013) e Moran (2000, 2007); trabalhou-se a formação de professores a partir de Tardif (2013, 2014) e Hargreaves (2004); e para emba ...
O presente trabalho tem por objetivo verificar como ocorre o suporte pedagógico dos professores laboratoristas das escolas municipais de Ensino Fundamental do município de Sapucaia do Sul-RS, com relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no laboratório de informática (LABIN). O referencial teórico utilizado na questão das TIC foi Behar (2009, 2013) e Moran (2000, 2007); trabalhou-se a formação de professores a partir de Tardif (2013, 2014) e Hargreaves (2004); e para embasar o uso do laboratório de informática na escola utilizou-se especialmente Valente (1995, 1999) e Tarouco (2003, 2014). Assim, selecionou-se como método de pesquisa o estudo de caso, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário on-line. Os principais resultados foram que o referido município tem uma trajetória consistente na implementação dos Laboratórios de Informática em suas escolas e uma estreita relação com as TIC, mas há uma preocupação por parte das laboratoristas quanto aos equipamentos existentes e a sua atualização. Evidencia-se o interesse por parte das laboratoristas em atender os alunos de Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, buscando utilizar os recursos digitais existentes na escola, mas faz-se necessário dar prosseguimento na realização de cursos de formação continuada nesta área por iniciativa da administração pública. Portanto, este trabalho não espera ser definitivo, porque se demonstra o interesse em dar continuidade ao estudo desta temática, partindo dos resultados desta pesquisa, futuramente pretende-se realizar formações pedagógicas nesse município e que esta monografia possa colaborar com subsídios para estudos nesta área. ...
Abstract
This research paper aims to analyze the pedagogical support offered by lab coordinator teachers at public elementary schools within the city Sapucaia do Sul, RS – Brazil, regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT) in schools computer laboratories (LABIN). The theoretical references on ICT are Behar (2009, 2013) and Moran (2000, 2007); the research on teacher training is based on Tardif (2013, 2014) and Hargreaves (2004); finally, in order to base the computer lab use ...
This research paper aims to analyze the pedagogical support offered by lab coordinator teachers at public elementary schools within the city Sapucaia do Sul, RS – Brazil, regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT) in schools computer laboratories (LABIN). The theoretical references on ICT are Behar (2009, 2013) and Moran (2000, 2007); the research on teacher training is based on Tardif (2013, 2014) and Hargreaves (2004); finally, in order to base the computer lab use in schools, the main references are Valente (1995, 1999) and Tarouco (2003, 2014). Hence, the chosen research method was case study, for which was used an online questionnaire as a data collection instrument. The main results were the facts that the referred city has a consistent trajectory of implementing computer labs in their schools and a close relation with ICTs, however there is a concern by the lab coordinators regarding the existing equipment and its updating. It is evident the interest by the lab coordinators in helping students from preschool through ninth year of elementary school and their efforts on making use of the digital resources available in their schools, but it is necessary that public administration keep on providing teachers with continuing education courses in this field. That being said, this research does not aim to be definitive as there is interest in continuing the study of this thematic, starting from the results of this research, it is planned to provide teachers with training within this city and this monoghraph may collaborate as a base for following studies on this subject. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License