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dc.contributor.advisorSilveira, Paloma Diaspt_BR
dc.contributor.authorComin, Alinept_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134003pt_BR
dc.description.abstractRepensar o espaço físico da sala de aula significa procurar compreender a relação deste espaço com aprendizagem. O intuito desta monografia é provocar uma reflexão nos alunos e nos professores acerca dos aspectos visuais da sala de aula e discutir sobre quais mídias são importantes para este espaço. Dessa forma, o objetivo geral é discutir sobre estes aspectos, bem como sobre a organização dos lugares dos professores e dos alunos, além dos materiais necessários a uma sala de aula produtiva no que se refere à aprendizagem, dando relevância sobre a utilização das mídias. A forma como a pesquisa foi conduzida baseia-se no método de pesquisa qualitativa, com estudo de caso; sendo assim, professores e alunos foram ouvidos a respeito de suas percepções e demandas sobre o espaço da sala de aula, sua organização e implicação na relação professor-aluno. É dada especial atenção sobre como veem e interpretam a presença das mídias no espaço da sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do município de Serafina Corrêa. Os principais autores que fundamentaram este trabalho são: Paulo Freire (1996), Andrade (2011), Júnior e Gartner (2012), Prensky (2010) e Moran (2014). As principais conclusões foram as de que as mídias são indispensáveis para um ambiente de sala de aula produtiva; que o espaço exerce influência sobre a aprendizagem e que a reflexão precisa se tornar uma prática cada vez mais comum em nossas escolas.pt_BR
dc.description.abstractRethinking the physical space of the classroom means seeking to understand the relationship of this space with learning. The purpose of this paper is to provoke reflection on the students and teachers about the visual aspects of the classroom and discuss which media are important for this space. Thus, the overall objective is to discuss these issues as well as on the organization of places of teachers and students, in addition to materials for a productive classroom when it comes to learning, giving importance on the use of media. The way the research was conducted based on the qualitative research method, case study; therefore, teachers and students were heard about their perceptions and demands on the space of the classroom, their organization and involvement in student-teacher ratio. Special attention is given on how to see and interpret the presence of media in the classroom space. The curriculum was developed in a public school in the city of Serafina Corrêa. The main authors that supported this work are: Paulo Freire (in 1996), Andrade (2011), Junior and Gartner (2012), Prensky (2010) and Moran (2014). The main conclusions were that the media are essential to a productive classroom environment; the space has influence on learning and reflection have become an increasingly common practice in our schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSpaceen
dc.subjectClassroomen
dc.subjectEspaço físicopt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleSala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídiaspt_BR
dc.title.alternativeClassroom : rethinking the physical space of the classroom related to the learning process and mediasen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975864pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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