Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marlipt_BR
dc.contributor.authorLima, Flávia de Abreu ept_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133998pt_BR
dc.description.abstractAs redes sociais digitais representam um fenômeno mundial, sendo utilizadas por milhões de pessoas de todas as faixas de idade. À escola e ao professor é impossível manterem-se alheios à tecnologia do dia-a-dia dos estudantes, tornando-se um desafio a sua abordagem didática em sala de aula. A metodologia constou de pesquisa teórica em obras bibliográficas e investigação em escola pública com professores da Educação Básica, integrantes do Sistema Municipal de Ensino. Em formulário específico, a população alvo composta de onze (11) professores, foi convidada a participar do trabalho, respondendo perguntas de ordem do perfil do profissional e relativas ao tema em questão. A experiência é caracterizada como estudo de caso, de natureza qualitativa, contendo elementos quantitativos no agrupamento das respostas. Os indicadores resultantes da pesquisa centraram-se em: revisão coletiva do papel da escola na atualidade; - preparação adequada do professor para o domínio da funcionalidade dos recursos tecnológicos; - prática pedagógica incentivadora e metodologia diversificada; - acesso aos bens tecnológicos no contexto escolar; seleção, organização e contextualização das informações veiculadas nas redes sociais digitais, transformando-as em conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractDigital social networks represent a global phenomenon and are used by millions of people of all age groups. To school and the teacher it is impossible to keep up unrelated to the technology of the day to day life of students, making it a challenge to its didactic approach in the classroom. The methodology consisted of theoretical research in bibliographical works and research on public school teachers of Basic Education, the Municipal System of Education members. In specific form, the target population consists of eleven (11) teachers of Basic Education, was invited to participate in the work, answering questions of a personal nature and for the issue at hand. The experience is characterized as a case study of a qualitative nature, containing quantitative elements in the grouping of the responses. The resulting research indicators focused on: collective review of the role of schools today; - Adequate teacher preparation for the domain functionality of technological resources; - Supportive pedagogical practice and diverse methodology; - Access to technological goods in the school context; selection, organization and context of the information provided in digital social networks, transforming them into knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial digital networksen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSchool contextoen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePotencialidades das redes sociais digitais : indicadores que possibilitam qualificar sua utilização no processo de ensino e de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000980190pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem