Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Graciela Fagundespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Adriana Morlin dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133991pt_BR
dc.description.abstractO contexto educacional atual desafia na busca de alternativas para cumprir o papel como educadores e mediadores dos processos de aprendizagem. Na busca por este ideal, após anos de prática pedagógica com alunos com deficiência incluídos na escola comum em turmas regulares, muitos foram os questionamentos frente aos obstáculos vivenciados no que se refere à alfabetização. O presente trabalho aborda a contribuição da Tecnologia Assistiva Mousekey no processo de alfabetização de alunos com deficiência motora. Para compreender os objetivos pospostos neste estudo, optou-se por uma pesquisa qualitativa com estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram dois alunos em processo de alfabetização e com deficiência motora. Para a coleta de dados, realizaram-se cinco aulas no laboratório de informática, compostas de diferentes atividades e utilizando a TA Mousekey. A partir da pesquisa realizada observou-se que o uso do software como recurso pedagógico na alfabetização de alunos com deficiência motora possibilitou a realização das atividades de forma independente e contribuiu para que demonstrassem seu real potencial diante das dificuldades impostas pela deficiência. No processo de alfabetização, o Mousekey contribuiu para a apropriação da consciência fonológica e a construção de hipóteses quanto ao sistema de escrita alfabético. A utilização, desse recurso de Tecnologia Assistiva, na execução das atividades propostas, também se revelou imprescindível, mostrando o quão útil pode ser na mediação e apropriação da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractEl contexto educativo actual desafía a encontrar alternativas para cumplir con el papel como educadores y facilitadores de procesos de aprendizaje. En la búsqueda de este ideal, después de años de práctica docente con los estudiantes con discapacidades incluidos en las clases regulares, muchas fueron las preguntas frente a los obstáculos experimentados cuando se trata de la alfabetización. Esto documento analiza la contribución de la Tecnología Asistencial MouseKey en el proceso de alfabetización de alumnos con discapacidades motoras. Para comprender los objetivos propuestos en este estudio, se optó por una investigación cualitativa con estudio de caso. Los participantes fueron dos estudiantes en proceso de alfabetización y con discapacidad motora. Para recoger los datos, se llevaran a cabo cinco clases en el laboratorio de computación, compuestas de diferentes actividades y con el uso de la TA MouseKey. La búsqueda señaló que el uso del software como un recurso pedagógico de alfabetización de los estudiantes con discapacidad física hizo posible el desarrollo de actividades de manera independiente y contribuyó a demostrar su potencial real en medio a las dificultades impuestas por la discapacidad. En el proceso de alfabetización, TA MouseKey contribuyó a la apropiación de la conciencia fonológica y la construcción de hipótesis sobre el sistema de escritura alfabética. El uso de la asistencia técnica en la realización de las actividades propuestas, también resultó esencial, mostrando lo útil que puede ser en la mediación y la propiedad de aprendizaje.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnología asistencial MouseKeyen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDiscapacidad motoraen
dc.subjectAlfabetizaciónen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleTecnologia Assistiva na sala de aula : o uso do Mousekey como ferramenta pedagógica na alfabetização de alunos com deficiência motorapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975460pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples