Show simple item record

dc.contributor.advisorLeite, Cláudio Cesar de Musacchiopt_BR
dc.contributor.authorCoelho, André Luís Lopespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133987pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is the result of a research on the use of Information and Communication Technologies in literacy, triggering new ways to develop reading and writing skills at school. The literacy process is not to a mere decoding or memorization, but to provide conditions for the child to understand the functioning of the alphabetic system and interpret proficiently historical, scientific and technological elements, in the oral and written levels. The application of new methods available to facilitate the learning leads to a permanent theoretical and methodological review, proposing evident challenges. In order to analyze the viability of the using of Information and Communication Technologies in the literacy process, qualitative and quantitative research was conducted with teachers of municipal literacy cycle of Sapucaia do Sul, through questionnaires and on-site observation of pedagogical practices developed in the Computer Labs (LABIN) from two schools, located in the municipality, resulting in a brief report. A detailed analysis of the responses leads to the conclusion that we need to consolidate the use of ICTs in school routine, especially in literacy cycles. We seek in this way to obtain data that reveal how information and communication technologies are used by teachers in their pedagogical practice, pointing out new paths and possibilities for teaching practices in literacy cycle.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975893pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record