A aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de informática nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas/RS
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias ...
As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade dentro e fora da escola, sendo necessário um olhar sobre a forma como elas são trabalhadas e incorporadas ao cotidiano escolar de acordo com os objetivos propostos no currículo educacional. O presente trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que busca esclarecer a forma como as aprendizagens e afeto são compreendidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, na elaboração do currículo integrado e sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores regentes de TICs nas escolas municipais do quadrante noroeste de Canoas sobre a formação docente, acesso à internet, planejamento, construção de pareceres, participação em conselho de classe, atividades de sala de aula e as utilizadas no Laboratório de Informática. A forma como o currículo é organizado pode contemplar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A distinção entre nativos e imigrantes digitais auxilia na compreensão da resistência dos professores em usar as tecnologias na sala de aula e a facilidade com que os alunos lidam com elas. ...
Abstract
Information and communication technologies are a reality in and out of school, requiring a look at how they are worked and incorporated into the school routine according to the proposed objectives in the educational curriculum. This study consists of a literature review that seeks to clarify how learning and affection are understood within the teaching-learning process in the preparation of integrated curriculum and the use of Information and Communication Technologies in Education. A field sur ...
Information and communication technologies are a reality in and out of school, requiring a look at how they are worked and incorporated into the school routine according to the proposed objectives in the educational curriculum. This study consists of a literature review that seeks to clarify how learning and affection are understood within the teaching-learning process in the preparation of integrated curriculum and the use of Information and Communication Technologies in Education. A field survey of school teachers of ICT in public schools of the northwest quadrant of Canoas on teacher training was conducted, internet access, planning, construction advice, participation in class council, classroom activities and those used in the Computer Lab. The way the curriculum is organized can contemplate the construction of knowledge and the development of skills and competencies of students. The distinction between natives and digital immigrants helps in understanding the teachers' resistance to using technology in the classroom and the ease with which students deal with them. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License