Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranciscatto, Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Elisangela Alchario dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133984pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractNowadays experiences into a field of technology by students and for the school in the person of the teacher is not lost on time is necessary that they follow this evolution and make use of it, as it must be seen as a great ally, a tool more than helps in the construction of knowledge. Appropriating these resources the teacher can lead students to meaningful learning, setting aside traditional teaching practices changing the methodology, teaching innovative and updated classes within the context and reality in which we operate. Therefore, this work has the theme Technologies and Learning Teaching paradigm shifts, making it necessary for the teacher to dominate and combines the contents of technological means, seeking to update themselves to make use of many ways that will qualify the work room of class. This paper seeks to use the software audacity to build specific teaching practices in the discipline of Portuguese Language, in order to expand and enhance the learning process, allowing the development of autonomy, competence and especially the interaction. Several theoretical studies provided the basis for construction of this work including: Jean Piaget, José Manuel Moran and Paulo Freire well as readings and reflections about the subject. The results indicate the use of audacity software as a change of pedagogical practices described in this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAudacityen
dc.titleTecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979726pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples