Show simple item record

dc.contributor.advisorLeite, Cláudio Cesar de Musacchiopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Anilda Terezinha Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:28Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133981pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo investigar o uso das mídias de áudio e vídeo nos processos de aprendizagens dentro do contexto interdisciplinar. Com a finalidade de aprimorar, avaliar, organizar e compreender a prática de sala de aula realizar uma observação crítica e detalhada tornou-se primordial que resultou na necessidade de criar uma nova metodologia de trabalho, que contemplasse os anseios de uma professora. Esta pesquisa de campo denominada de pesquisa-ação investigativa busca relatar de forma qualitativa as contribuições da mídia-educação, como âncora do trabalho realizado. Para esta pesquisa-ação foram utilizados áudios e vídeos associados a uma nova proposta pedagógica, com atividades encadeadas oriundas de histórias infantis e sustentada com aporte teórico estudado. O alvo deste trabalho é uma turma de pré, composta por vinte e três alunos da educação infantil, com idade de quatro e cinco anos, os quais estão no período de desenvolvimento do pré-operatório, caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral e dos esquemas simbólicos. As questões norteadoras desta pesquisa-ação são: diferentes dificuldades relacionadas com a prática de sala de aula apresentadas em quatro capítulos, o qual se pode observar nos resultados preliminares a melhora substancial nas ações de reflexão e entendimento quanto às contribuições da mídia proporcionam.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the use of audio and video media in learning processes within the interdisciplinary context. In order to improve, evaluate, organize and understand the practice of classroom conduct a review and detailed observation it has become paramount that resulted in the need to create a new methodology of work, contemplating the desires of a teacher. This so-called field research investigative action research search report qualitatively the contributions of media education, as anchor of the work. For this action research were used audios and videos associated with a new pedagogical proposal, chained activities arising from children's stories and sustained with theoretical support studied. The aim of this work is a group of pre composed of twenty-three students of early childhood education, aged four and five years, which are in development period of preoperative, characterized by the emergence of oral language and symbolic schemes . The guiding questions of this action research are: different difficulties related to classroom practice presented in four chapters, which can be seen in preliminary results the substantial improvement in reflection of actions and understanding as to media contributions provide.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMedia educationen
dc.subjectAudio and videoen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectLearningen
dc.titleMídias-educação : as contribuições da mídia na educação como ferramenta articuladora das aprendizagens no contexto interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeMedia and education : the contributions of media in education as a tool articulator of learning in interdisciplinary contexten
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975920pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localSapucaia do Sul, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record