Uso de objeto de aprendizagem na motivação e aprendizagem matemática
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho foi construir, aplicar e avaliar Objetos de Aprendizagem (OA), composto por diferentes mídias, a alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Caxias do Sul/RS, de modo a verificar se, seu uso poderia motivá-los e auxiliá-los a desenvolverem e compreenderem cognitivamente os temas: funções, sistemas e teorema de Pitágoras. Foi proposto relacionar o conteúdo desenvolvido em sala de aula às suas aplicações no dia a dia, através da utilização e integra ...
O objetivo deste trabalho foi construir, aplicar e avaliar Objetos de Aprendizagem (OA), composto por diferentes mídias, a alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Caxias do Sul/RS, de modo a verificar se, seu uso poderia motivá-los e auxiliá-los a desenvolverem e compreenderem cognitivamente os temas: funções, sistemas e teorema de Pitágoras. Foi proposto relacionar o conteúdo desenvolvido em sala de aula às suas aplicações no dia a dia, através da utilização e integração de diferentes mídias (tendo; pesquisa em livros e na internet, entrevistas, participação na Oficina Matemática da Guloseimas e Portal da Profissões. A metodologia de pesquisa foi a de abordagem quantitativa com viés qualitativo. Foi usado uma variedade de softwares, tanto no sistema operacional Linux quanto no Windows, e a base do OA foi construída sobre o Programa Prezi (disponibilizado online). A ideia do trabalho foi compartilhada e discutida desde o início com os alunos e, através do planejamento coletivo, se garantiu que, cada um pudesse contribuir de maneira efetiva discutindo ideias, sugerindo, opinando e trazendo contribuições, além de se tornarem autores do material. Também foi abordado e explicado o conceito de OA e seus diferentes tipos. A coleta de dados abrangeu três etapas: dados iniciais (questionário de diagnóstico), intermediários (relato dos estudantes) e dados finais (questionário de avaliação). Os resultados evidenciaram que, de forma geral, a maioria dos estudantes tem acesso e domina variadas mídias e que, a elaboração e uso dos OA, como materiais digitais dispostos de forma online e de livre acesso, resultaram em agentes pesquisadores, melhor motivação, interesse, participação, aumento da autoestima, interação entre os pares e consequentemente, a aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Diante desses resultados, considera-se que os OA, como tecnologia da informação e comunicação (TIC), oferecem um potencial enorme a ser explorado para a melhoria do ensino e aprendizagem não somente da Matemática, mas das mais variadas áreas do conhecimento científico. Além de constituírem ricas fontes de pesquisa para alunos, professores, profissionais diversos e comunidade como um todo. ...
Abstract
The objective was to build, implement and evaluate learning objects (OA), composed of different media, the 9th graders from a Municipal Elementary School in Caxias do Sul/ RS, in order to verify that its use could motivate them and help them develop and understand cognitively topics: functions, systems and Pythagorean theorem. It was proposed to relate the content developed in the classroom to their applications in everyday life, through the use and integration of different media (taking;. Rese ...
The objective was to build, implement and evaluate learning objects (OA), composed of different media, the 9th graders from a Municipal Elementary School in Caxias do Sul/ RS, in order to verify that its use could motivate them and help them develop and understand cognitively topics: functions, systems and Pythagorean theorem. It was proposed to relate the content developed in the classroom to their applications in everyday life, through the use and integration of different media (taking;. Research in books and on the Internet, interviews, participation in the Workshop Math Candy & Professions Portal A research methodology was the quantitative approach with a qualitative bias. A variety of software was used in both the Linux operating system and Windows, and the basis of OA was built on the Prezi program (available online). The idea of the work was shared and discussed from the outset with students and through collective planning, it is ensured that each could contribute effectively discussing ideas, suggesting, opining and bringing contributions, and become authors of the material. It was also discussed and explained concept of OA and its different types Data collection included three stages: initial data (diagnostic questionnaire), intermediate (student account) and final data (evaluation questionnaire). The results showed that, in general, most students have access and master various media and that the development and use of OA, as willing digital materials online form and free access, resulted in researchers agents, better motivation, interest , participation, increased self-esteem, interaction among peers and consequently the learning of mathematical knowledge. Given these results, it is considered that the OA, such as information and communication technology (ICT), offer a huge potential to be explored to improve the teaching and learning not only mathematics, but from different fields of scientific knowledge. In addition to being rich research resources for students, teachers, various professionals and community as a whole. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License