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dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorCandido, Helena Terezinha Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:06:15Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133922pt_BR
dc.description.abstractA cada ano aumento o número de idosos no Brasil e paralelamente as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida deste público. Os dispositivos móveis são mídias interativas que permitem seu uso durante a movimentação do usuário, possibilitando o acesso à comunicação e informação em diferentes espaços e tempos. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o uso de dispositivos móveis por idosos. A metodologia usada nesse trabalho foi quali-quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 18 idosos de 60 anos ou mais que iniciaram um curso de inclusão digital na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. O instrumento da pesquisa utilizado foi o questionário semiestruturado, no qual os dados foram analisados de acordo com os passos sugeridos por Moraes (1999), que consistem nas seguintes etapas: preparação, unitarização, categorização descrição e interpretação das informações. Os dados coletados apontaram que os idosos conhecem as características dos dispositivos móveis e estão adquirindo novos aparelhos. Também foi possível verificar que o público mais velho está motivado a aprender a utilizar este tipo de tecnologia e cabe à educação proporcionar subsídios para esta inclusão na atual sociedade.pt_BR
dc.description.abstractEvery year increased the number of elderly in Brazil and parallel digital technologies are increasingly present in the lives of the public. Mobile devices are interactive media that allow its use while the user is moving, enabling access to communication and information in different spaces and times. The overall objective of the research was to analyze the use of mobile devices for the elderly. The methodology used in this study was qualitative and quantitative. The study subjects were 18 elderly aged 60 or more who started a digital inclusion course at the Federal University of Rio Grande do Sul/UFRGS. The research instrument used was the questionnaire. The data were analyzed according to the steps outlined by Moraes (1999), comprising the following steps: preparation unitarization, description and categorizing interpretation of the information. The data collected showed that older people know the characteristics of mobile devices and are acquiring new appliances. The older audience is motivated to learn to use this type of Tech and its up to provide education subsidies for their inclusion in society today.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElderlyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleO uso de dispositivos móveis pelos idosos : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeUse of mobile devices for elderly : a case studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000980963pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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