Show simple item record

dc.contributor.advisorFalkenbach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Leila Marisa Bortolipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:11Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133892pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, de cunho bibliográfico e qualitativo, o objetivo foi responder à seguinte questão: O uso de estratégias pedagógicas com recursos digitais que motivem os alunos a estudar pode melhorar o desempenho desses alunos? Para respondê-la, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para analisar a real situação do processo de ensino aprendizagem da disciplina de Matemática nas escolas. Constatou-se que nas aulas de Matemática a motivação e o interesse são vistos como desafios necessários ao processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo. A metodologia utilizada associou a teoria e a prática, e aliou o uso das tecnologias a fim de permitir que o educando supere os seus obstáculos através de atividades dinâmicas. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abílio Lautert, no município de Santo Ângelo. O conteúdo desenvolvido foi o de Geometria Plana, em uma primeira fase em sala de aula com aplicação da teoria e atividades, e após, no laboratório de Informática, foi utilizado o software GeoGebra, que serviu como uma ferramenta de apoio metodológico para possibilitar a associação da teoria e da prática. Foram dirigidas atividades para a conversão do registro gráfico para o algébrico através da exploração de imagens criadas e análise dos resultados. Ao avaliar os resultados constatou-se que o Geogebra pode ser considerado uma alternativa positiva no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pois os alunos mostraram-se motivados e interessados em desenvolver as atividades com o software, o que favoreceu a compreensão dos conceitos e relações geométricas e em consequência melhores resultados nas avaliações realizadas com os alunos.pt_BR
dc.description.abstractIn this research, bibliographic and qualitative, the objective was to answer the question: Can the use of pedagogical strategies with digital resources that motivates students improve their development? To answer this question, initially was realized a literature search to analyze the the real situation of the teaching process and learning of mathematics discipline in schools. it is observed that in mathematics classes, the motivation and interest, are seen as necessary challenges to the teaching and learning of this content. The methodology used teamed the theory and practice, and allied the use of technology to allow the student to overcome obstacles through dynamic activities. The research was conducted with students of the 8th grade of elementar school Abilio Lautert in Santo Ângelo city. The content developed was to plane geometry, in a first phase in the classroom with application of the theory and activities, and after, in the informatic laboratory, was used GeoGebra software, which served as a methodological support tool to enable the association of theory and practice. activities were directed to the graphic record of conversion to algebraic by exploiting images created and analysis of results. When evaluating the results, it was found that the Geogebra can be considered a positive alternative in the teaching and learning of mathematics, because the students showed up motivated and interested in developing activities with the software, which favored the understanding of the concepts and geometric relationships and consequently better results in evaluations carried out with students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLearning motivationen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectGeoGebra softwareen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleGeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria planapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981650pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record