A relação entre a infância, o brincar e o uso da tecnologia
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The relationship between the children play and the technology of use
Assunto
Resumo
O presente trabalho contempla reflexões de professores de uma escola do município de Campo Bom quanto o uso de mídia e tecnologia na educação infantil, compreendendo o papel fundamental da brincadeira e da infância, tendo em vista que o mesmo está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil quando requer a garantia de experiências que utilizem recursos tecnológicos e midiáticos. Diante disto, é relevante propor uma reflexão sobre a infância, o brincar e uso de tecnolog ...
O presente trabalho contempla reflexões de professores de uma escola do município de Campo Bom quanto o uso de mídia e tecnologia na educação infantil, compreendendo o papel fundamental da brincadeira e da infância, tendo em vista que o mesmo está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil quando requer a garantia de experiências que utilizem recursos tecnológicos e midiáticos. Diante disto, é relevante propor uma reflexão sobre a infância, o brincar e uso de tecnologias, para que professores e demais profissionais da educação infantil venham a perceber que tais elementos possam ser inseridos no cotidiano sem que este seja sempre da mesma forma, inclusive explorando as diferentes mídias e tecnologias existentes. Desta forma, com a pesquisa, foi possível perceber que está sendo iniciada uma caminhada quanto ao uso destes elementos pelas crianças na educação infantil para o desenvolvimento através do brincar. ...
Abstract
This work includes teacher reflections of a school in the city of Campo Bom regarding the use of media and technology in early childhood education, comprising the key role of play and childhood, considering that it's expected in the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education which requires experiences using technological and media resources. Given this, it is important to propose a reflection on childhood, play and use of technology, so that teachers and other early childhood ...
This work includes teacher reflections of a school in the city of Campo Bom regarding the use of media and technology in early childhood education, comprising the key role of play and childhood, considering that it's expected in the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education which requires experiences using technological and media resources. Given this, it is important to propose a reflection on childhood, play and use of technology, so that teachers and other early childhood education professionals realizes that such elements can be inserted into everyday life in different ways, exploring the various types of media and technologies. Thus, the survey revealed that it is initiating a walk on the use of these elements by children in early childhood education for development through play. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License