Show simple item record

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Angélica Pazpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133885pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia objetiva descobrir se as TIC estão sendo incorporadas no ensino da língua inglesa nas escolas públicas municipais de Porto Alegre – RS. Tenta ainda saber como as aulas de inglês são desenvolvidas atualmente nessas escolas. Aprender uma língua estrangeira precisa ser significativo para o aluno, se não ele perde o interesse. Contudo, não basta motiválos explicando as finalidades de tal aprendizado, as aulas têm de ser atraentes, criativas e, principalmente, digitais, visto que essa geração atual é totalmente conectada. Surge então o grande desafio dos professores: eles próprios necessitam transformar-se, reinventar-se, atualizar-se, passando de analógicos a digitais. A importância da língua inglesa no mundo globalizado e interconectado também é alvo desta pesquisa, assim como são estudados o perfil do aluno da Era Digital e os desafios que essa Era impõe à escola, professores e gestores públicos. São mostradas algumas possibilidades oferecidas pela Internet ao ensino do inglês, como: blogs, youtube, podcasts, Google Translator, sites de ensino de inglês, redes sociais estrangeiras, dicionário online, E-books e músicas. Através do estudo do material bibliográfico existente em relação ao assunto e por meio de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa do tipo descritiva, conseguimos obter algumas respostas aos nossos questionamentos. Os resultados demonstraram que as TIC estão começando a ser inseridas nas aulas de inglês, através do uso de CDs, música, vídeos, mas o livro didático ainda é o recurso mais utilizado. Os professores possuem familiaridade com as tecnologias nas suas vidas cotidianas; todos têm computador, celular ou smartphone e fazem uso de vários recursos disponibilizados pela Internet. Acredita-se que investimentos no LABIN, com manutenção dos equipamentos, aquisição de softwares educacionais de inglês, uma boa conexão com a Internet e em capacitações para os docentes, que unam tecnologia com as teorias de aprendizagem, colaborando para que surja uma consciência docente sobre as novas possibilidades pedagógicas das tecnologias na educação, seriam elementos cruciais para mudar a realidade constatada em relação ao ensino de inglês em escolas municipais de Porto Alegre. Os dados também sugerem, que os esforços governamentais não bastam para uma mudança substancial no que diz respeito à utilização das TIC no ensino de inglês, mas é necessário que haja um incentivo claro por parte dos gestores ou administradores locais (diretores escolares), que se encontram mais próximos dos docentes.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to find out whether ICT is being incorporated into the English language teaching in public schools in Porto Alegre - RS. Still trying to find out how the English classes are currently undertaken in these schools. Learning a foreign language has to be meaningful to the student, unless he loses interest. However, it is not enough to motivate them explaining the purpose of such learning, the classes have to be attractive, creative and especially digital, since this current generation is fully connected. Then comes the challenge of teachers: they themselves need to become, reinventing itself, update itself, from analog to digital. The importance of English language in a globalized and interconnected world is also the target of this research, as are studied the Digital Age of student's profile and the challenges that this was imposed on the school, teachers and public officials. Are shown some possibilities offered by the Internet to the teaching of English, such as blogs, youtube, podcasts, Google Translator, English teaching sites, foreign social networks, online dictionary, e-books and music. By studying the existing bibliography on the subject and through a qualitative field research descriptive, we can get some answers to our questions. The results showed that ICTs are beginning to be inserted in English class, through the use of CDs, music videos, but the textbook is still the most used feature. Teachers have familiarity with the technology in their everyday lives; all have computer, mobile phone or smartphone and make use of various resources available on the Internet. It is believed that investments in LABIN, maintenance of equipment, acquisition of English educational software, a good Internet connection and training for teachers, uniting technology with the theories of learning, contributing to the emergence of a teaching awareness new pedagogical possibilities of technology in education, would be crucial to change the reality observed in relation to English teaching in public schools in Porto Alegre. The data also suggest that government efforts are not enough for a substantial change with regard to the use of ICT in teaching English, but there needs to be a clear incentive for managers or local administrators (principals) that they are closer to the teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectICTen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleEnsino de inglês com TIC nas escolas públicas municipais de Porto alegre : uma realidade?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record