O uso do celular como ferramenta pedagógica : repercussões na aprendizagem de Ciências a partir da produção de vídeos
Fecha
2015Tutor
Nivel académico
Especialización
Otro título
Mobile phone usage as a pedagogical tool : implications for apprenticeship of Science from the video production
Materia
Resumo
A utilização do celular como ferramenta pedagógica na disciplina de Ciências buscou verificar as repercussões dessa aplicação para a aprendizagem dos alunos a partir da produção de vídeos. O estudo de caso foi realizado com duas turmas do ensino turmas do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre-RS, a partir de temas transversais que fazem parte do conteúdo do oitavo ano dessa etapa da Educação Básica. A produção de vídeos na escola pode ser um grande aliado ao apre ...
A utilização do celular como ferramenta pedagógica na disciplina de Ciências buscou verificar as repercussões dessa aplicação para a aprendizagem dos alunos a partir da produção de vídeos. O estudo de caso foi realizado com duas turmas do ensino turmas do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre-RS, a partir de temas transversais que fazem parte do conteúdo do oitavo ano dessa etapa da Educação Básica. A produção de vídeos na escola pode ser um grande aliado ao aprendizado cognitivo dos discentes, o aluno ao pesquisar os conteúdos para a produção de suas filmagens estará aprendendo sobre diversas questões pertinentes às disciplinas, por meio da produção de videoclipes, documentários, curtas-metragens ou filmar uma peça de teatro. Os grupos foram avaliados qualitativamente, organizados em grupos com média de cinco alunos em cada e o primeiro passo foi escolher os temas geradores, nos quais foram destacados o uso de drogas, AIDS, aborto, métodos contraceptivos, obesidade e anorexia e bulimia. Após escolher o assunto, realizaram o roteiro para as filmagens, onde explicaram passo a passo como seriam desenvolvidas as atividades. Os alunos iniciaram as primeiras gravações com o uso do celular, quando entrevistaram profissionais de diversas áreas, professores, pedagogas, gestores de escola, alunos, familiares, amigos e coletaram informações pertinentes ao assunto escolhido. Foi realizada a revisão dos vídeos em dois momentos: pela professora e por cada turma. Após ajustes e conclusão dos vídeos, organizou-se uma apresentação com as turmas participantes. Discutiu-se sobre a produção dos documentários e sobre as aprendizagens que tiveram com essa experiência. Foi realizada uma exposição das produções a outras turmas acompanhadas de seus professores, bem como de funcionários da escola na sala multimídia. Como principal resultado da pesquisa obteve-se o relato dos grupos os quais destacaram sua melhor compreensão acerca dos assuntos estudados, assim como o surgimento do sentimento de incentivo à construção de seu próprio conhecimento. Isto é, perceberam-se como sujeitos ativos no processo de aprender na medida em que realizaram pesquisas, organizaram informações, produziram materiais e conteúdos. Introduzir no cotidiano escolar atividades diferenciadas que despertem o prazer de aprender faz com que a sala de aula ganhe outro sentido, deixando de ser algo obrigatório e sim um local onde possam ser protagonistas da sua própria aprendizagem. ...
Abstract
Use your phone as a pedagogical tool in Science discipline aims to evaluate the impact of this application for student learning from the production of videos. The case study was conducted with two groups of school classes in primary education at a public school in the city of Porto Alegre-RS, from cross-cutting themes that are part of the contents of the eighth year of this Basic Education stage. The production of videos at school can be a great ally to cognitive learning of students, the stude ...
Use your phone as a pedagogical tool in Science discipline aims to evaluate the impact of this application for student learning from the production of videos. The case study was conducted with two groups of school classes in primary education at a public school in the city of Porto Alegre-RS, from cross-cutting themes that are part of the contents of the eighth year of this Basic Education stage. The production of videos at school can be a great ally to cognitive learning of students, the student to search the contents to produce your footage will be learning about various issues related to the subjects, through the production of music videos, documentaries, short films film or a play. The groups were evaluated qualitatively, organized in groups averaging 5 students in each and the first step was to choose the generating themes, in which were highlighted drug use, AIDS, abortion, contraception, obesity and anorexia and bulimia. After choosing the subject, made the script for filming, which explained step by step how the activities would be developed. Students started the first footage with cell phone use when professionals from various areas surveyed, teachers, pedagogues, school managers, students, family, friends and collected information relevant to the chosen subject. The teacher and each class: a review of the videos on two occasions took place. After adjustments and completion of the videos, a presentation was organized with the participating classes. It has been argued on the production of documentaries and on the learning they had with this experience. An exhibition of the productions was performed other classes accompanied by their teachers and school staff in the multimedia room. The main result of the survey obtained the account of groups which mentioned how better understanding of the subjects studied, as well as the emergence of sense to stimulate the construction of their own knowledge. That is, if realized as active subjects in the process of learning the extent that conducted surveys, organized information produced materials and content. Enter in the daily school different activities that arouse the pleasure of learning makes the class win another sense, no longer something mandatory but a place where they can be protagonists of their own learning. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License