Show simple item record

dc.contributor.advisorPiovesan, Sandra Dutrapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Raquel Machadopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133856pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os recursos, meios e possibilidades de inclusão da programação de computadores nos currículos pedagógicos da educação básica, objetivando motivar estes estabelecimentos de ensino quanto à incorporação dos softwares de criação e autoria nas atividades educativas, como forma de cooperar diametralmente para a estimulação do raciocínio lógico e favorecer o interesse pela área das ciências exatas, tão carente de profissionais. São analisados vários softwares e sites que combinam sons e imagens para criação de explanações animadas e desafios. Evidenciam-se exemplos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que aderiram à alfabetização digital, trabalhando com lógica de programação através da exploração de materiais didáticos digitais. A metodologia parte da modalidade de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório. Como resultado, este trabalho propõe uma sistemática descomplicada e objetiva para a inserção das linguagens de programação no cenário educacional básico, demonstrando que não se necessita de altos e dispendiosos recursos financeiros para que a alfabetização tecnológica ocorra.pt_BR
dc.description.abstractThis work realize a bibliographic revision about the resources, modes and possibilities of inclusion of programming of computers in the curriculum pedagogic of basic education, aiming to motivate this establishments of teaching to the incorporation of softwares of creation and authorship in the educative activities, as form of cooperate, diametrically, for the stimulation of logic ratiocination and to favour the interesting in the exact sciences area, so needy of professionals. Many softwares and sites combine sounds and images for the creation of explanations animated and challenges. Are evident many examples successfull of teaching establishments that adhered the digital alphabetization, working with logic of programming through the exploration of digital didactics materials. The methodology begins with the modality of bibliographic search, with a qualitative approach, with a exploration objective. As resulted, this work propose a systematic simple and objective, for the insertion of languages of programming in the basic educational scenary, showing that aren't necessary highs financial recourses for that technologic literacy occurs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputer programmingen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectMedia technologiesen
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMaterial didático digitalpt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de programação de computadores na Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982088pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record